Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Junho de 2012 às 07:47

    Imprimir


Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantino realizaram na tarde de quinta-feira (31.05), na avenida JPF Mendes, a mobilização de conscientização da campanha de vacinação contra Hepatite B.

De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) , Selene Cavalcante Carvalho, as pessoas entre 15 e 29 anos de idade devem procurar a unidade de saúde mais próxima com o cartão de vacina e documentos pessoais. Em 2012 a faixa etária limite foi ampliada de 24 anos para 29 anos.

A imunização só é eficaz quando as três doses são administradas - com intervalos de um mês após a primeira dose e de seis meses após a segunda dose.

“Entre os dias 1 e 15 de junho será realizada a primeira dose; do dia 1 ao dia 15 de julho a segunda dose e a terceira dose será entre os dias 1 e 15 de dezembro”, explicou.

O trabalho de conscientização será realizado nas escolas de Diamantino, acrescentou a bióloga Michelle Nobile.

Hepatite B

O que é?

É uma inflamação do fígado causada pelo vírus da Hepatite B (HBV).

Como se adquire?

Transfusões de sangue foram a principal via de transmissão da doença, circunstância que se tornou rara com a obrigatória testagem laboratorial dos doadores e rigoroso controle dos bancos de sangue. Atualmente, o uso compartilhado de seringas, agulhas e outros instrumentos entre usuários de drogas, assim como relações sexuais sem preservativo (camisinha) são as formas mais frequentes de contaminação na população.

O contato acidental de sangue ou secreções corporais contaminadas pelo vírus, com mucosa ou pele com lesões também transmitem a doença.

Gestantes (grávidas) portadoras do vírus podem transmitir a doença para os bebês, sendo o momento do nascimento, seja por parto normal ou por cesariana o principal momento de risco para a transmissão.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/50613/visualizar/