SMS de Diamantino realizou mobilização da campanha de vacinação contra Hepatite B
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantino realizaram na tarde de quinta-feira (31.05), na avenida JPF Mendes, a mobilização de conscientização da campanha de vacinação contra Hepatite B.
De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) , Selene Cavalcante Carvalho, as pessoas entre 15 e 29 anos de idade devem procurar a unidade de saúde mais próxima com o cartão de vacina e documentos pessoais. Em 2012 a faixa etária limite foi ampliada de 24 anos para 29 anos.
A imunização só é eficaz quando as três doses são administradas - com intervalos de um mês após a primeira dose e de seis meses após a segunda dose.
“Entre os dias 1 e 15 de junho será realizada a primeira dose; do dia 1 ao dia 15 de julho a segunda dose e a terceira dose será entre os dias 1 e 15 de dezembro”, explicou.
O trabalho de conscientização será realizado nas escolas de Diamantino, acrescentou a bióloga Michelle Nobile.
Hepatite B
O que é?
É uma inflamação do fígado causada pelo vírus da Hepatite B (HBV).
Como se adquire?
Transfusões de sangue foram a principal via de transmissão da doença, circunstância que se tornou rara com a obrigatória testagem laboratorial dos doadores e rigoroso controle dos bancos de sangue. Atualmente, o uso compartilhado de seringas, agulhas e outros instrumentos entre usuários de drogas, assim como relações sexuais sem preservativo (camisinha) são as formas mais frequentes de contaminação na população.
O contato acidental de sangue ou secreções corporais contaminadas pelo vírus, com mucosa ou pele com lesões também transmitem a doença.
Gestantes (grávidas) portadoras do vírus podem transmitir a doença para os bebês, sendo o momento do nascimento, seja por parto normal ou por cesariana o principal momento de risco para a transmissão.
Comentários