Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 31 de Maio de 2012 às 06:42
Por: Renata Neves

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) se reunirá na próxima semana com todos os secretários de Estado e deputados estaduais para definir os detalhes da reforma administrativa que promoverá em sua gestão. Entre as alterações que deverão ser feitas estão a fusão de secretarias e a ampliação da participação do PSD no governo, além da natural troca de secretários.

Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), a reunião está pré-agendada para a próxima terça-feira (5), às 9h, e se estenderá durante todo o dia. Esta será a primeira vez que toda a equipe de governo se reunirá com os parlamentares.

Romoaldo afirma que os debates travados na oportunidade serão decisivos. “Sairemos de lá com uma definição, que deverá representar um grande avanço”.

Entre as Pastas para as quais deverão ser nomeados novos secretários estão a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), a Secretaria Extraordinária Intermodal de Transportes, hoje sob o comando de Francisco Vuolo (PR) - que deixará o cargo para disputar eleição a prefeito de Cuiabá -, e a Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Groso (Ager/MT). As secretarias de Saúde e Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) também figuram no rol de possibilidades, já que atualmente respondem por seus comandos gestores com perfis técnicos, nomeados após a saída dos então secretários Pedro Henry (PP) e José Domingos Fraga (PSD), respectivamente.

A realização de uma ampla reforma tem sido cobrada principalmente pelo PR e PSD, que, inclusive, apresentou o pleito como condição para retornar ao governo. Romoaldo Junior também tem se manifestado favorável à promoção de um enxugamento da máquina. Como solução para a redução de gastos, ele defende que sejam promovidas fusões de algumas secretarias.

“Turismo e Cultura, juntas, podem virar uma grande secretaria. Esporte e Ciência e Tecnologia também podem se unir à Educação e fazer uma supersecretaria de Educação. Assim, reduzimos cargos e custos”.

A ideia de fundir a Secretaria de Esportes a outra, no entanto, não agradou ao governador, que demonstrou preocupação quanto à necessidade da manutenção da Pasta, sobretudo diante do desafio de preparar o Estado para receber a Copa do Mundo de 2014. “É necessário realizar um estudo técnico para chegar a uma conclusão sobre o que é possível fazer”, ponderou Romoaldo.

O líder na Assembleia reforçou ainda a necessidade de que a reforma realizada no governo seja “bastante ampla”, porém salientou eficácia das medidas já adotadas pelo governador.

“Ele [Silval] tem conseguido bons resultados com as mudanças que tem feito desde o início do ano. Tanto que já quitou muitos restos a pagar e não há nenhum compromisso com a folha de pagamento dos servidores. As mudanças surtiram resultado, mas ainda há déficit”.

Para o peemedebista, os recursos economizados com a reforma devem ser investidos na saúde.

Secretários – Romoaldo respaldou a declaração dada recentemente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD), de que muitos secretários de Estado estão “cansados” e apresentando baixo desempenho.

Sem citar nomes, informou que alguns serão substituídos “antes da festa de São João”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/50716/visualizar/