Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 30 de Maio de 2012 às 13:36
Por: Mauricio Tonetto

    Imprimir


 

Mesmo com a divulgação feita pela revista Veja de uma suposta pressão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes para que o julgamento do mensalão seja adiado, o ex-presidente da República terá papel ativo na campanha petista à prefeitura de Porto Alegre (RS), conforme disse nesta quarta-feira na sabatina Terra/SBT o pré-candidato da legenda, Adão Villaverde. Segundo ele, não há qualquer receio de vinculação da imagem de Lula com o PT na capital gaúcha. A sabatina vai ao ar na tarde de hoje.

"Não há receio. A presença dele é muito importante. Lula tem história, trajetória e uma referência de ter mudado o País. Essa questão deve ser apurada, como qualquer outra. A vida do gestor público tem de ser aberta e transparente. Sou o primeiro a compreender que isso tem que ser averiguado, mas a trajetória de Lula não será maculada por uma acusação da Veja", afirmou Villaverde.

De acordo com a publicação, Lula e Gilmar Mendes, ex-presidente do STF, se encontraram no escritório do também ex-presidente da Corte Nelson Jobim em 26 de abril. Na ocasião, Lula teria pedido a Mendes o adiamento do julgamento do mensalão e, em troca, oferecido blindagem na CPI que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários.

"Estamos mudando e transformando o País com Lula, Dilma Rousseff e o governador Tarso Genro. O Brasil cresce, se desenvolve, o Rio Grande do Sul também avança, precisamos sintonizar Porto Alegre com o bom momento", completou Adão Villaverde.

Diminuição do eleitorado petista
Tentando recuperar o espaço perdido nos últimos 8 anos na capital do Estado, o PT busca, conforme Villaverde, se adequar ao novo contexto e resgatar o seu "potencial político", herdado de quatro administrações sucessivas - 1989 a 2004.

"No pós-ditadura, em que a cidade não dava espaço para democracia e participação, nós fizemos gestões extraordinárias em participação popular. A conjuntura foi se adaptando e hoje exige alianças políticas e presença de outras forças. Mas aquele nosso potencial político e eleitoral está colocado", ressaltou.

Segundo Villaverde, a campanha não será focada na crítica a outros candidatos, mas sim em projetos e discussão de ideias: "Não faremos uma disputa "fulanizada", contra A ou B. Achamos que um indivíduo não resolve as coisas sozinho. Deve haver equipe, condições, experiência. As iniciativas por impulso não conformam um projeto."

Executando o terceiro mandato na Assembleia Legislativa gaúcha, Adão Villaverde foi reeleito em 2010 com 47.758 votos. Presidente da casa até janeiro deste ano, o pré-candidato petista tem a seu favor na disputa o apoio da presidente Dilma Rousseff e do governador do RS, Tarso Genro, somados a alianças com PTC, PPL e PV.

Sobre a sabatina
Com base na pesquisa de intenções de votos do Ibope, divulgada em 9 de abril, foram convidados a participar da sabatina Terra/SBT os cinco pré-candidatos com melhor desempenho no levantamento. O prefeito José Fortunati (PDT), que tenta permanecer no cargo, o deputado federal e pré-candidato do PSDB, Nelson Marchezan Júnior, e o deputado estadual Paulo Borges (DEM) já participaram da sabatina. Depois de Adão Villaverde (PT), a deputada federal Manuela D"Ávila (PCdoB) fecha o ciclo de sabatinas no dia 4 de junho.

Sobre o Terra
O Terra é uma das 30 maiores empresas líderes de mídia digital no mundo, com uma audiência mensal de cerca de 100 milhões de pessoas, graças ao conteúdo de entretenimento, esportes e informação, em português, espanhol e inglês. Seu conteúdo é oferecido em 19 países nas Américas e Europa, em uma variedade de telas e dispositivos conectados, incluindo PCs, tablets, smartphones, TVs conectadas e telas de DOOH. Escolhida no ano passado como uma das "Empresas Mais Inovadoras do Mundo" pela revista americana Fast Company, o Terra vem, ao longo de sua história, revolucionando a forma como as pessoas consomem conteúdo e serviços digitais.

Além do conteúdo informativo de seus portais, vale destacar serviços e produtos reconhecidos mundialmente, como o serviço de música digital Sonora e sua plataforma de vídeo on-demand Sundaytv. Também têm papel de destaque as transmissões ao vivo de grandes shows, em sua plataforma Terra Live Music in Concert, assim como o de grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos.

Sobre o SBT
Rede de televisão com 30 anos de história, o SBT atinge 186 milhões de telespectadores e está presente em 97% dos lares brasileiros com televisão. A equipe de jornalismo foi recentemente reforçada, e hoje o time de apresentadores do SBT conta com Joseval Peixoto, Rachel Sheherazade, Carlos Nascimento, Cynthia Benini, Karyn Bravo, Hermano Henning, Analice Nicolau e Joyce Ribeiro, entre outros.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/50792/visualizar/