Entre eles estão o programa “Poeira Zero”, que visa pavimentar bairros da Capital, e o pagamento em dia do funcionalismo público
PTB quer que Maluf continue projetos
Como condição para formalizar apoio ao pré-candidato do PSDB à prefeitura de Cuiabá, deputado estadual Guilherme Maluf, o PTB quer que o tucano dê continuidade a projetos tidos como “bandeiras” da gestão do prefeito Chico Galindo. A proposta foi apresentada ontem durante reunião realizada no diretório do PTB, que contou com a participação de Maluf e toda a Executiva municipal petebista.
“Deixamos claro que não abrimos mão da continuidade de programas como o ‘Poeira Zero’ e a manutenção do pagamento em dia do funcionalismo público”, relatou o presidente do diretório municipal do PTB, Dilemário Alencar.
Segundo o dirigente partidário, o apoio do partido está condicionado à elaboração de um programa de políticas públicas. “Por isso, pedimos que ele apresentasse suas propostas de governo”.
Hoje, Maluf se reunirá com 50 pré-candidatos do PTB para apresentar os motivos que o levaram a ingressar na disputa e, na próxima sexta-feira (1º), os petebistas deverão deliberar pela aliança.
“Havia um sentimento muito forte no partido pela candidatura própria e o anúncio da desistência do Galindo foi feito recentemente, por isso ainda está sendo digerido por muitos. No entanto, há uma tendência muito forte em manter a aliança e apoiar o Maluf”, admitiu.
Segundo Alencar, o partido estaria, inclusive, disposto a abrir mão da prerrogativa de indicar o vice para criar espaço ao diálogo com outros partidos. “Não estamos preocupados com indicação de vice e sim em firmar aliança com base em um programa de governo. Se a indicação do vice for facilitador para conquistar apoio de outras legendas, o PTB abre mão”.
Durante a reunião de ontem, o prefeito Chico Galindo reiterou sua decisão de recuar da disputa e a intenção de apoiar Maluf, mantendo a aliança PTB-PSDB firmada na eleição de 2008, quando disputou como vice a chapa encabeçada pelo ex-prefeito Wilson Santos. Entretanto, salientou que a decisão deverá ser tomada pela Executiva do partido. O gestor admitiu que vem conversando com Maluf há algum tempo e que o tucano sempre sugeriu que os partidos caminhassem juntos, mesmo diante da possibilidade de Galindo disputar a reeleição.
Presidente da Câmara Municipal, o vereador Júlio Pinheiro (PTB) defendeu que o PTB abra conversações com outros partidos. Durante sessão ordinária realizada na sessão de ontem, ele chegou a sugerir apoio ao pré-candidato a prefeito pelo PT, vereador Lúdio Cabral, e elogiou a atuação do parlamentar.
Comentários