Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Maio de 2012 às 03:00
Por: Alecy Alves

    Imprimir


Se nas últimas semanas, a cada vez que começa a chover, você tem pensado que nunca choveu tanto durante o mês de maio em Cuiabá está coberto de razão.

De acordo com dados do 9º Distrito de Meteorologia de Mato Grosso, órgão vinculado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de maio deste ano está sendo atípico em volume de chuva ou precipitação pluviométrica em todo o Estado.

Nessa época do ano, normalmente a seca começa a ser sentida, até com registros de queimadas. A chuva em geral acontece na passagem das frentes frias, conforme boletim divulgado ontem pelo Clima Tempo, órgão do Inmet.

A quantidade de chuva que caiu sobre Cuiabá e Várzea Grande este mês - 210 milímetros - é quase três vezes superior ao volume ocorrido no mesmo mês dos três anos anteriores. A soma das chuvas de maio de 2009, 2010 e 2011 não passou de 80mm, conforme registro histórico.

Uma única chuva deste mês, ocorrida no dia 15, representou quase o total dos três anos passados - 76,4 milímetros (altura da lâmina d’água que se forma no solo). Dois dias antes já havia caído chuva similar, com 60,3mm.

Anteontem, outra chuva forte, com 28,2mm, desabou sobre grande parte das cidades de Cuiabá e Várzea Grande. A maior chuva dos anos anteriores aconteceu no dia 15 de maio de 2009, mas não chegou a 27mm.

A previsão do tempo para os próximos dias indicia que continuará chovendo na capital. Hoje, por exemplo, poderá chover forte a qualquer hora do dia ou da noite. Deve continuar chovendo pelo menos até sábado, dia 26.

Já a temperatura oscilará entre 28 e 21 graus. É interessante observar que mesmo indicando esse clima ameno (para uma cidade com histórico de calor de 40 graus ou mais), a sensação térmica pode ser bem maior. Isso ocorre porque a leitura do clima e tempo é feita na sombra, em uma estação que simula uma residência.

Nos três anos anteriores não choveu tanto, mas o frio chegou apareceu mais vezes. Enquanto este ano, até o momento, o único registro de frio aconteceu no dia 2, com 13,9ºC, durante a madrugada, nos anos anteriores em questão essa temperatura foi comum. Em maio de 2010, por exemplo, os termômetros do Inmet registraram 9,1ºC nos dias 7 e 13, e 11 graus nos dias 11 e 12. Nos outros anos ocorreram ondas de frio de 17,18 e 19 ºC.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/51483/visualizar/