Além de interiorizar o programa, presidente defendeu na apresentação da 4ª Edição do programa, a criação de órgãos mirins em outras instituições
Riva destaca novas ações durante lançamento do Parlamento Mirim
Durante o lançamento da 4ª Legislatura do Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (22), o presidente da AL, deputado José Riva (PSD), explicou a importância de programas como esse e defendeu novos projetos para estimular os jovens a participarem mais da política.
Para Riva, o Parlamento Mirim é uma verdadeira aula de cidadania e deve servir de exemplo para a inserção, por exemplo, do Tribunal de Contas Mirim, Tribunal de Justiça Mirim, Tribunal Regional Eleitoral Mirim, dentre outros.
Também sugeriu aos estudantes a criação do Partido Municipalista e a participação nas comissões permanentes, para que os jovens deputados despertem o interesse por projetos que atendam os anseios da população. Além disso, o presidente da Assembleia destacou o trabalho que a Casa de Leis vem desenvolvendo para ampliar o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo Parlamento. É o caso do Instituto Memória, que passou a ser implantado no interior de Mato Grosso e a cada ano aumenta o número de câmaras municipais interessadas no projeto. O mesmo está sendo feito com a Ouvidoria da AL.
A experiência recebida ainda na adolescência, segundo o presidente, facilita o entendimento. Inclusive, se os deputados estaduais tivessem a mesma oportunidade de participar do processo antes, facilitaria o trabalho. “O deputado tem que percorrer todas as bases do estado para conhecer as dificuldades de cada região”, alertou, ao citar como exemplo a própria agenda. Somente neste fim de semana, Riva percorreu 10 municípios e já tem mais oito agendados para esta semana.
Citou também o trabalho parlamentar como interlocutor do Governo do Estad. É o caso da confirmação recebida hoje do governador Silval Barbosa, que acatou a sua ideia de construir um hospital infantil Cuiabá. A unidade será no prédio inacabado do hospital central no Centro Político Administrativo (CPA). Riva também defende a ampliação do número de leitos hospitalares. “É por isso que quem faz parte do Parlamento Mirim recebe verdadeira aula de cidadania. Vamos estimular para eleger representantes de cada região”, concluiu.
CRONOGRAMA
A partir de agora as escolas farão a escolha dos projetos de lei que concorrerão para a 4ª Legislatura do Parlamento Mirim, no período de 11 a 15 de junho, sendo o dia 28 de junho o último prazo para a entrega dos projetos. De 9 a 13 de julho será feita a análise dos projetos pela comissão da AL/MT. Em 19 de julho a divulgação dos projetos selecionados. De 9 a 10 de agosto acontece o seminário com os deputados mirins eleitos. E no dia 14 a instalação da legislatura.
Os temas para o projeto são: Agropecuária, Cultura, Defesa do consumidor, Direitos humanos, Educação, Esporte, Habitação, Meio ambiente, Minas e Energia, Saúde, Segurança Pública e Transporte. Saiba mais: www.al.mt.gov.br; www.seduc.mt.gov.br; www.cuiaba.mt.gov.br.
Mais informações
Comentários