Em 2010 outros cientistas chineses teletransportaram um fotom em 16 km
Cientistas chineses teletransportam particula de luz a mais de 97 km
Usando lasers poderosos e óptica para manipular os fótons, ou unidades de luz, pesquisadores na China estabeleceram um recorde ao teletransportar um fóton em mais 16 km em 2010. Agora, uma equipe diferente de físicos da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Xangai, diz que quebrou esse recorde, ao terem enviado um fóton a mais de 97 km.
Segundo o site da revista americana Time, “quantum teletransporte”, que existe desde 1997, é um pouco diferente do que você vê em filmes de ficção científica. O teletransporte é essencialmente a capacidade de mover um objeto de um lugar a outro sem atravessar o espaço entre elas.
Na verdade o objeto real não se move a partir do ponto A ao ponto B. Em vez disso, o fóton distante espelha a informação contida pelo fóton original, essencialmente, tornar-se um gêmeo idêntico.
A maior contribuição dos cientistas não é a distância do teletransporte, mas o método utilizado para aproveitar o feixe de laser de 1,3 watt. Quanto mais tempo um feixe de luz viaja, mais ela se espalha, fazendo com que o fóton perca informações. Para manter o feixe a salvo, os pesquisadores criaram uma técnica que concentra e orienta o laser.
Embora o teletransporte de seres humanos e animais não deva acontecer logo, essa tecnologia deve começar a ser usada em comunicação militar.
Comentários