Candidaturas em sete cidades são debatidas em Barra do Bugres
As sete cidades de Mato Grosso que participaram do Encontro Regional do Partido Social Democrático (PSD), realizado nesta sexta-feira (18.05), em Barra do Bugres, sinalizaram pela candidatura própria nas eleições municipais deste ano.
No evento em que a cúpula estadual repassou as orientações políticas, jurídicas e contábeis às lideranças de Barra do Bugres, Porto Estrela, Denise, Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso e Nova Maringá, os presidentes dos diretórios municipais comunicaram a intenção de lançar candidatura nas sete cidades.
Prefeito de Barra do Bugres, Wilson Francelino de Oliveira, não confirmou candidatura à reeleição, mas revelou que os peessedistas terão postulante no município. “Temos grandes nomes para a disputa e por isso, faremos pesquisa de opinião para definir o candidato, mas o PSD disputa na majoritária”, afirmou.
Questionado se a candidatura à reeleição não seria natural, o chefe do executivo argumentou a necessidade de deixar as vaidades de lado para avaliar os anseios do partido e da população.
Entre os nomes do partido para o pleito eleitoral, estão do presidente do diretório municipal, Renê Barbour Júnior e dos empresários Júlio Florindo e Marcionei dos Santos. “Temos um partido forte na cidade e vamos definir diante da opinião da população”, disse Barbour Júnior.
Em Denise, a legenda já conta com apoio de lideranças comunitárias e de outros partidos. “Estamos construindo uma candidatura, a eleição será difícil, mas acreditamos nas chances diante das costuras políticas”, explicou o presidente do diretório municipal, Pedro Tercy, após confirmar negociações com PT, PP, PSDB e PHS. No município de Porto Estrela, o atual prefeito, Benedito de Oliveira (PSD), deve ser candidato à reeleição e discute possibilidade de alianças com o PPS, DEM, PV, PR, PP e PSB. “O cenário está favorável para sermos o postulante no pleito eleitoral. Ninguém vence eleição sozinho e estamos dialogando com as siglas para reforçar o nosso projeto”, complementou.
Três pré-candidatos a prefeito os peessedistas possuem em Arenápolis e a definição acontece na primeira semana de junho. “Devemos enfrentar o grupo do DEM e PT que administram a cidade, conversamos com vários partidos para montar um bloco de oposição”, afirmou o presidente do diretório municipal, Oliveira Sampaio.
Candidatura própria do PSD também é discutida em Nova Marilândia, onde a legenda deve caminhar com oito siglas partidárias e o postulante será definido em pesquisa de opinião junto à sociedade. “Vamos decidir na convenção e se não tivermos candidato, podemos indicar o vice. O arco de alianças deve contar com o PMDB, PR, PT, DEM, PP e PSDB”, afirmou Joselino Bisneto de Moura, o Negão, presidente do diretório municipal da cidade.
Atual prefeito de Santo Afonso, Silvio Souto (PSD) tem apoio das lideranças estaduais e municipais para o projeto de reeleição. “O grupo já solicitou que eu seja o postulante, mas ainda estou avaliando e na convenção, revelo minha decisão. Contamos com o apoio do PSB, PP, PTB, PMN e estamos buscando apoio do PT”, disse. A legenda deve lançar 26 candidatos a vereador, atualmente conta com três representantes no legislativo.
Outro que deve disputar à reeleição é Neurilan Fraga (PSD), que aposta nas ações realizadas no município para confirmar a candidatura e vencer o pleito “Estamos trabalhando a composição com o PMDB, DEM, PSDB, PT, PP e PRTB. É um grupo que defende o nosso projeto em cima do resultado, não apenas nas obras, mas também nas ações de prestação de serviços”.
AVALIAÇÃO
Secretário-geral do partido, presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, avaliou positivamente o cenário eleitoral nas sete cidades do médio-norte e afirmou que os peessedistas estão mais fortes do que imaginava. “Sete diretórios municipais estão participando deste encontro e todas elas confirmaram às grandes chances de termos candidatura própria. Em Porto Estrela, a reeleição de Benedito de Oliveira é importante, já em Nova Marilândia, o Negão sabe que podemos eleger o prefeito ou fazer uma boa composição, enquanto que em Nortelânia, o Neurilan Fraga está fazendo um trabalho de resgate e as obras são para a população se orgulhar”, pontuou.
Riva também apoiou a reeleição de Silvio Souto em Santo Afonso, diante do trabalho executado nos três anos e meio. Da mesma forma, lembrou que Oliveira Sampaio já fez um grande trabalho como chefe do executivo de Arenápolis. “Em Denise, a população precisa de Pedro Tercy, pois é comprometido e não tem preguiça de lutar pelas transformações da cidade. Aqui em Barra do Bugres, temos várias opções e vamos apoiar o que for melhor, estando junto para ajudar nesta construção”, confirmou.
Comentários