Seis cidades receberam as lideranças estaduais do partido na primeira semana dos Encontros Regionais
Encontro do PSD avalia cenário eleitoral de Colíder e região
Colíder foi o sexto município mato-grossense a receber o Encontro Regional do Partido Social Democrático (PSD). Durante evento realizado neste sábado (12.05) à noite, as lideranças estaduais e municipais da sigla partidária avaliaram o cenário eleitoral deste ano na cidade e de localidades vizinhas, como Nova Santa Helena, Marcelândia, Nova Canaã, Nova Guarita e Itaúba.
Depois de começar o Encontro Regional em Várzea Grande na quinta-feira (10.05), passar por Sinop e Sorriso na sexta (11.05), além de Alta Floresta e Peixoto de Azevedo no sábado, as lideranças estaduais do partido seguiram para a última visita da semana em Colíder.
Na cidade, a gestão do prefeito Celso Banazeski (PSD) foi enaltecida pelo partido, que defende o lançamento de candidatura própria neste ano. “O município atualmente tem estabilidade política, administrativa e social. Como o atual chefe do executivo está concluindo um mandato de oito anos, avaliamos que a boa gestão credencia o PSD a eleger o prefeito do nosso partido”, opinou o secretário-geral do partido, presidente da Assembleia Legislativa, José Riva.
A cúpula municipal do partido comunicou à direção estadual, a intenção de lançar o secretário de Infraestrutura da cidade, Noboro Tomiyoshi, como postulante ao pleito. “Queremos prefeitos de ações e não de discurso político. Enalteço a escolha das lideranças da legenda no município em optar por um nome técnico. Com certeza se a decisão for essa, vamos apoiar a candidatura”, confirmou Riva.
Noboro disse que como pré-candidato, já promove discussões para montar um grande arco de alianças. Entre os partidos mais próximos de composição, estão o PT, PR, DEM, PP, PHS, PSC, PV. “Estamos nos preparando para esta eleição desde outubro do ano passado. O apoio das lideranças estaduais nesta reunião fortalece o projeto”, agradeceu.
Em Nova Santa Helena, o PSD terá candidatura própria. Porém, existe indefinição entre o atual prefeito, Dorival Lorca ou o ex-prefeito Roque Carrara. “Somos companheiros e um defende que o outro seja o postulante, por isso a decisão será consensual e em 15 dias, definimos o candidato”, disse Carrara.
Preocupado com a atual situação de Marcelândia, Arnóbio Vieira de Andrade (PSD) se colocou como pré-candidato peessedista a prefeito. “Deixamos como esta ou buscamos alternativa para alcançar o progresso. Como o homem público não se pertence, coloquei meu nome a disposição diante da grave realidade da cidade”, confirmou. PRP, PSDC, PSC devem caminhar na aliança. DEM e PMDB participam das negociações para composição na cidade.
O PSD deve participar da eleição majoritária em Nova Canaã como vice na chapa do atual prefeito, Vicente Girotto de Medeiros (PMDB). “O cenário é incerto na cidade, tivemos o assassinato do prefeito Luizão, o peemedebista assumiu e estamos conversando para compor com a sua candidatura a reeleição, juntamente com PR, PP, PPS, entre outros”, revelou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Zaneti (PSD).
O cenário é semelhante em Nova Guarita, onde o presidente da Câmara Municipal, Donizete Martins (PSD), deverá ser o vice em uma chapa que está sendo montada.
Riva comentou as articulações apresentadas pelos diretórios municipais. “Defendo a candidatura do Noboro em Colíder, em Santa Helena, acredito que nosso postulante será eleito porque tem trabalho comprovado. Marcelândia precisa de Arnóbio na Prefeitura mais do que ele do Executivo. Em Nova Canaã, se o atual prefeito está desempenhando um bom trabalho, não tem porque não dar outro mandato ao peemedebista. Já em Nova Guarita, a maior possibilidade é de composição e sempre orientamos a importância de participar de chapa com reais chances de vitória”, avaliou o dirigente partidário.
ORIENTAÇÕES
Em todos os Encontros Regionais, o consultor jurídico do partido, Hélio Ramos, ministra palestra sobre as orientações para os pré-candidatos a vereador e prefeito visando à eleição. Entre os assuntos abordados estão o registro de candidaturas, convenção, prazo para documentação e propaganda extemporânea.
Participaram do encontro em Colíder, o secretário-geral do partido e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, o deputado federal Eliene Lima, os estaduais José Domingos e Valdizete Nogueira, o suplente Pedro Satélite, além de pré-candidatos a prefeito, vereador e lideranças da região.
Comentários