Silval garante aval ao MT Integrado
O secretário do Tesouro Nacional Arno Augustin avalizou o projeto intitulado MT Integrado, em reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB) realizada nesta quarta (9) em Brasília. A proposta é interligar os 141 municípios do Estado por pelo menos uma via de asfalto e é considerado a “menina dos olhos” da gestão Silval. O investimento é de R$ 1,5 bilhão.
De acordo com o governador, agora o Estado precisa apenas apresentar um novo projeto e a planilha de custo para que o montante seja liberado pelo Banco do Brasil. O peemedebista afirma que, tendo a União como avalista, o negócio fica mais seguro e facilita a transação.
Paralelamente às negociações na Capital Federal, a Assembleia aprovou na Comissão de Mérito o projeto de lei que reestrutura as dívidas do Estado. A matéria chegou a ser colocada em pauta durante a sessão vespertina desta quarta (9), mas o deputado estadual Ademir Brunetto (PT) pediu vista sob o argumento de que um projeto com tamanha importância merece ser discutido mais a fundo pelos parlamentares.
O presidente da Mesa, José Riva (PSD), se comprometeu a conversar com Silval e agendar uma reunião com a equipe econômica do Governo, caso seja necessário. Embora reconheça que a matéria terá influência na contratação deste R$ 1,5 bilhão, uma vez que tem entre seus objetivos aumentar a capacidade de endividamento do Estado, o social-democrata garantiu que este recurso já está assegurado há algum tempo.
Durante o encontro com o secretário do Tesouro, Silval também discutiu a renegociação da dívida do Estado com o Governo Federal. Estavam presentes os secretários de Educação, Ságuas Moraes e das Cidades, Nico Baracat, além do senador Blairo Maggi (PR) e do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB).
Comentários