Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 08 de Maio de 2012 às 14:31
Por: Marcos Coutinho

    Imprimir


A Delegacia Fazendária (Defaz) convocou o ex-secretário de Fazenda, Éder Moraes, para depor no inquérito que apura desvio de recursos da Conta Única do Estado de Mato Grosso.

O depoimento está ocorrendo neste momento, mas há informações segundo as quais a presença de Eder também diz respeito ao escândalo das cartas de crédito - cuja origem também foi durante sua gestão - porque quem o está interrogando é o delegado Lindomar Toffoli, responsável pela operação ‘Cartas Marcadas’ em dezembro do ano passado. Também ex-secretário da Copa, Moraes recentemente deixou o governo e agora perde todo o foro privilegiado.

O rombo na Conta Única do Estado é calculado em cerca de R$ 12,9 milhões e foi cometido por meio de fraudes a liberações de crédito do Tesouro estadual por meio do sistema de pagamento online BB PAG. A operação ‘Vespeiro’, deflagrada na semana passada pela polícia civil, foi responsável por desmantelar o esquema após investigações e mandados judiciais de prisão e busca e apreensão.

Já o escândalo das cartas de crédito diz respeito à emissão, apontada pela Auditoria-Geral do Estado (AGE), de certidões de crédito irregulares para pagamento de indenização aos agentes de administração fazendária (AAF) após um acordo judicial celebrado com o Estado em 2008. Mais de R$ 636 milhões em títulos foram emitidos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/52615/visualizar/