Evento discute a história do MST em Mato Grosso
Até o dia 09 de junho, no campus da UFMT em Rondonópolis, será realizado o evento de extensão universitária “Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST - em Mato Grosso: organização, trajetória, conquistas e desafios atuais”. Organizadas pelo Grupo de Pesquisa História Regional: Sociedade e Cultura, as atividades ocorrerão todos os sábados durante esse período, com duração de quatro horas a cada dia.
Haverá uma série de palestras sobre os diversos aspectos que envolvem o movimento social que milita e prol da reforma agrária. Também serão socializados conhecimentos da área de História Social, Ciência Política e Educação, elaborados sobre a questão da terra no Brasil. Além disso, será apresentado um inventário de experiências por um integrante do MST.
O objetivo do evento é identificar a questão agrária como histórica no Brasil, inventariar experiências que serviram à organização do MST, situar seu processo de espacialização em todo o território nacional e, em particular, em Mato Grosso, assinalar sua constituição, organização, lutas, conquistas e desafios contemporâneos e possibilitar à comunidade interna e externa da UFMT o conhecimento e o alargamento da consciência histórica e promover a discussão sobre o tema. (Ascom UFMT)
Comentários