Coordenador Estadual da Polícia Comunitária visita Conseg de Nova Olímpia
O coordenador estadual de Polícia Comunitária de Mato Grosso, Major-PM Júlio Martins de Carvalho esteve em Nova Olímpia no último dia 18, retribuindo a visita feita pela direção do Conselho de Segurança Pública-CONSEG à base da Polícia Comunitária em Cuiabá.
Tratou-se de uma visita de cortesia com vistas a conhecer as potencialidades do município. “Estamos retribuindo a visita feita pelo CONSEG a nossa base, bem como reencontrando colegas policiais que atuam em Nova Olímpia”, disse o major-PM. Durante sua estada no município, Martins se reuniu com membros do Conselho, com policiais militares e com o prefeito municipal Dr. Francisco de Medeiros.
Na sua fala, Major Martins lembrou que a polícia comunitária é uma filosofia e uma nova forma de atuação, ou seja, não é uma nova polícia e sim uma nova forma de se pensar e atuar no controle e no combate da criminalidade, quebrando barreiras entre os cidadãos e os policiais.
“A Polícia Comunitária é um novo modelo de se fazer Segurança Pública, onde os policiais passam a trabalhar mais próximos da comunidade, trabalhando juntos de forma a identificar problemas da comunidade e priorizar ações para solucioná-los com o objetivo de reduzir a criminalidade. Ela permite que a sociedade organizada possa colaborar com o trabalho da polícia, indentificando os melhores caminhos para a segurança da comunidade”, explicou o coordenador.
Segundo ele, o Conselho Comunitário de Segurança é o principal elo com a Polícia Comunitária para trabalhar a Segurança Pública. Os policiais são membros natos dos conselhos justamente para estabelecer um relacionamento com a comunidade, melhorando o elo de confiança com o bairro. “Assim, conseguimos melhor planejamento de segurança de acordo com o que foi levantado pelos representantes da comunidade”, enfatiza.
Comentários