Mais de 300 famílias de sem-teto ocupam terreno no DF
O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) anunciou que 350 famílias ligadas ao movimento invadiram, no início da madrugada deste sábado, um terreno na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal, na QNQ/QNR próximo ao CEF (Centro de Ensino Fundamental) 27.
A ação foi batizada de Novo Pinheirinho-DF, em protesto à desocupação da favela do Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de São Paulo), que aconteceu no início deste ano. Os manifestantes também reivindicam moradias. São aproximadamente 900 pessoas que chegaram no local por volta da 00h30 deste sábado.
Segundo o MTST, muitas dessas famílias já realizaram ocupações com o MTST em 2010 e 2011. Os manifestantes pretendem ficar no local até que haja uma negociação com o governo para a construção de moradia para estas famílias.
A nova ocupação ocorre no dia do aniversário de Brasília e seria também uma homenagem à história dos trabalhadores do Distrito Federal que lutaram por moradia, como na Vila Planalto; na Ceilândia e - em especial - aos moradores do Pinheirinho.
Comentários