Aneel deve promover mais três leilões de transmissão este ano
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai realizar ainda este ano mais três leilões de transmissão - um em maio, outro em agosto e um terceiro entre novembro e dezembro -, informou o superintendente de Concessões e Autorizações de Transmissão e Distribuição da autarquia, Jandir Amorim Nascimento.
Ele não informou qual o volume de investimento previsto para os empreendimentos que serão ofertados ainda em 2012, mas confirmou que parte do complexo de transmissão que conectará a Usina de Belo Monte ao sistema será oferecida nos leilões de agosto e do final do ano. Os linhões que efetivamente conectarão a hidrelétrica, no entanto, ficarão para o ano que vem.
O destaque para o próximo leilão, de maio, são as instalações que conectarão parques eólicos que estão sendo construídos no Rio Grande do Sul. Jandir descartou a possibilidade de o Lote D do leilão realizado hoje, que não recebeu propostas, voltar na próxima edição. "Há uma série de procedimentos documentais com prazos que não possibilitam a entrada em maio. Além disso, vamos fazer um reexame do lote para ver eventuais falhas, porque não houve interesse",.
Ele não descartou a possibilidade de a linha de transmissão Itabirito 2 -Vespasiano 2, de 90 km, a ser instalada em Minas Gerais e que compunha o lote, ser incorporada em um outro lote, de um futuro leilão. / L.C.
Comentários