Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Abril de 2012 às 18:37

    Imprimir


Jim Yong Kim assumirá o cargo em 1º de julho (Foto: AP)
Jim Yong Kim assumirá o cargo em 1º de julho
(Foto: AP)



Os diretores executivos do Banco Mundial decidiram, nesta segunda-feira (16), escolher o norte-americano Jim Yong Kim como novo presiente da instituição, em substituição a Robert Zoellick, que deixa o cargo no final de junho. Yong Kim deverá comandar o Bird por cinco anos, a partir de 1º de julho.

"O Conselho expressou sua profunda gratidão pela liderança de Robert Zoellick e sua dedicação à redução da pobreza nos países membros", afirma o Bird em nota.

De acordo com o banco, os diretores executivos seguiram o novo processo de seleção determinado em 2011, por meio do qual, pela primeira vez na história do Bird, houve várias indicações ao cargo. "Esse processo incluiu uma indicação aberta, em que cidadãos de qualquer dos países membros do banco puderam ser apresentados por qualquer diretor executivo". Depois das apresentações, o processo também incluiu entrevistas com os candidatos antes da seleção final.

Nascido em Seul, na Coreia do Sul, mas criado nos Estados Unidos, Yong Kim é atualmente presidente da universidade de Darthmouth. Indicado à presidência do Bird pelo governo dos Estados Unidos, ele disputou o posto com a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala – que recebeu o apoio do Brasil – e o colombiano José Antonio Ocampo. Ocampo, no entanto, renunciou à candidatura na última sexta-feira.
 
A presidência do Bird tem histórico de estar nas mãos dos Estados Unidos por um acordo tácito que dá aos europeus a titularidade do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Como regra, o presidente é eleito pela Diretoria Executiva do banco. O Estatuto Constitutivo da instituição não especifica a nacionalidade do presidente, mas tradicionalmente os Estados Unidos fazem uma indicação. O mandato inicial é de cinco anos, e um segundo mandato pode ter até cinco anos.

Jim Yong Kim, no caso, foi indicado por Barack Obama em março. "Eu não acredito que o Banco Mundial possa ter um líder melhor (...). É hora de um profissional desenvolvimentista liderar a agência mundial de desenvolvimento", disse Obama ao fazer o anúncio na Casa Branca.

De acordo com o banco, o estatuto do Bird determina que cinco diretores (há 24) representem os países com maior número de ações no banco. Atualmente, esses países são Alemanha, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido. Os outros 19 diretores executivos representam grupos de países (cada qual é eleito por um país ou um grupo de países a cada dois anos)





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/54188/visualizar/