Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 10 de Abril de 2012 às 16:52

    Imprimir


Planejar ações partidárias, alinhar estratégias e fortalecer o PSB em Cuiabá e em Mato Grosso para as eleições  2012, fixando várias agendas de trabalho conjuntas. Com estes objetivos, as executivas estadual e municipal de Cuiabá, se reuniram na noite da última segunda-feira, no Diretório municipal da sigla na Capital.

 

Durante o encontro, os presidentes estadual e municipal do PSB, respectivamente, deputado federal Valtenir Pereira e Mauro Mendes, se reuniram com vários representantes de movimentos sociais e populares, movimento negro e da juventude do PSB.

 

Além de militantes históricos e de destaque do PSB, como o membro provisório do movimento popular socialista, Rinaldo Ribeiro de Almeida, filiado ao PSB há 26 anos, o ex-deputado e ex-secretário de Estado, Joaquim Sucena, o ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Sebastião Carralho, e Jefferson Arruda (um dos fundadores do PSB em Mato Grosso).

 

Várias estratégias foram definidas pelos dirigentes e militantes presentes na reunião. A principal é realizar uma construção partidária estruturada nos moldes da nacional. Isto é, fortalecendo e criando seis movimentos: secretaria de mulheres; sindicalismo socialista brasileiro, negritude socialista brasileira, movimento popular socialista, juventude socialista e LGBT socialista.

 

Segundo Valtenir Pereira “a meta é ter estes movimentos implantados em pelo menos 100 cidades até o final de 2012".

 

Já em Cuiabá, até o momento foram estruturados o movimento da juventude, o negro e o popular socialista. A meta é até julho ter todos, ou a maioria, dos movimentos criados e funcionando independentes.

 

"Um partido tem que ser maior que seus dirigentes e políticos. Por isso, insisto nas filiações nos bairros, na formação política dos novos militantes e na organização dos movimentos sociais. O que alguns chamam de campanha extemporânea, chamo de cumprimento do papel de um partido político na sociedade em uma democracia”, destacou Mauro.

 

O suplente de deputado federal, cabo Juliano Rabelo, e a deputada federal por São Paulo, Keiko Ota (PSB), estiveram presentes no início da reunião.

 

Movimentos sociais

Ficou definido que as juventudes estadual e municipal do PSB farão uma campanha para que os jovens que completem 16 anos até 07 outubro façam seus títulos, além de participarem do debate eleitoral. Até um mote foi sugerido na ocasião pelo presidente municipal do PSB: “Política, tô dentro ou t fora!?”. O último dia para os jovens entre 16 e 18 anos requererem o documento é 09 de maio.

 

Além disso, entre as ações, conforme reforçou o deputado federal Valtenir Pereira, ainda consta a realização conjunta de um seminário contemplando os movimentos socialistas.

 

“Já deixamos estabelecido um seminário estadual para ser realizado no mês de maio, com a presença de vários municípios e mais a municipal de Cuiabá, quando virá o vice-presidente nacional do PSB, e ex-ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral” salientou Valtenir.

 

Segundo o representante estadual do PSB do Movimento Popular Socialista, Rinaldo Ribeiro de Almeida, o objetivo do seminário é discutir e planejar ações para o triênio 2012, 2013 e 2014, com foco nas eleições deste ano. Inicialmente, o seminário, realizado nos dias 11 e 12 de maio, contempla quatro movimentos: movimento popular socialista, Negritude Socialista, Juventude Socialista e secretaria de mulheres.

 

“No nosso entendimento, não basta apenas novos filiados, este é só o primeiro caminho. É preciso que eles recebam formação, que o conhecimento partidário vá se disseminando, com a emergência de novas lideranças e o exercício pleno do poder e da cidadania”, argumenta Rinaldo.

 

Sozinho, o movimento popular socialista inclui movimentos fortes como: movimento negro, sindicalista, associações de bairro, entidades civis organizadas em defesa do meio ambiente, ongs, educação, direitos humanos, pessoas com necessidades especiais.

 

Também estiveram presente no encontro: o secretário geral do PSB estadual, Milton Simplício, o secretário geral do PSB municipal, Suelme E. Fernandes, a secretária de mobilização municipal, Cássila Pires Nassarden e o secretário de finanças municipal, Roberto Campos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/54568/visualizar/