Cerca de 6 mil alevinos foram entregues para pequenos produtores
Projeto de Piscicultura beneficia produtores em Vera
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), através da Secretaria de Agricultura de Vera realizou a entrega de 6 mil alevinos.
Segundo o secretário de Agricultura Oto Metzler, a entrega de alevinos acontece através de parceria entre o município com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), e beneficiou 7 pequenos produtores enquadrados na agricultura familiar que tem na piscicultura uma alternativa de renda.
O intuito é fomentar a cadeia produtiva da piscicultura no município, por meio do incentivo da produção e da comercialização de peixes, através do ‘Pacote da Agricultura Familiar’, programa do Governo do Estado voltado aos pequenos produtores. O programa conta com a gestão dos 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento instituídos pelo governo estadual, abrangendo os 141 municípios de Mato Grosso. Ao todo, serão distribuídos em todo o Estado um milhão de alevinos das espécies Tambaqui, Tambacú e Tambatinga.
Outros produtos doados pelo Governo do Estado vêm fomentando a Agricultura Familiar de Vera:
• 7 toneladas de fosfato, distribuídos entre 30 pequenos produtos para correção e melhoramento dos solos;
• 1.4 (mil) mudas de banana com distribuição para o mês de maio;
• 2 botijões com 500 doses de sêmen, nas raças leiteiras Gir, Holandês, Jersey;
• Curso de recuperação de Manejo e pastagem realizado em parceria com Sindicato Rural, beneficiou 13 moradores do Assentamento Alto Celeste;
• Contratação de um Técnico Agrícola, para realização das inseminações artificiais. Dados da Secretaria afirma que em 3 anos realizou cerca de 726 Inseminações Artificiais para a melhora genética do rebanho leiteiro do município, que resulta em animais mais saudáveis, que necessitam comer menos e com maior produção de leite;
• Viveiro Municipal está disponibilizando gratuitamente mudas de árvores de sombras e frutíferas;
Mais informação entre com contato pelo telefone (66) 3583-1151 com Oto Metlzer.
Comentários