Barra do Garças realiza campanha contra violência doméstica
Para conscientizar a população sobre os direitos das mulheres, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), a Defensoria Pública e a Faculdades Cathedral, pelo segundo ano consecutivo, estão promovendo a Campanha “Violência Contra a Mulher: Vamos meter a colher”.
A campanha lançada no dia 5 de março deste ano, na Câmara Municipal de Barra do Garças é coordenada pela delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Débora Cardoso de Moraes Santos, pela defensora Pública do Estado, Lindalva de Fátima Ramos, e pelo diretor das Faculdades Cathedral, Sandro Luis Costa Saggin. A mobilização vai até o dia 12 de abril deste ano.
Conforme a delegada Débora Cardoso de Moraes Santos, após a vigência, em 22 de setembro de 2006, da Lei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, aparentemente, a violência contra a mulher tem crescido, porém, todos os dados e avaliações indicam na verdade o que aumentou foi à coragem e conscientização das mulheres e da sociedade em geral em denunciar seus agressores. “Fato que antes ficava no anonimato, dentro de cada lar”, frisa a delegada.
No lançamento da campanha, com a participação da imprensa local, foi feita a apresentação do jingle da mulher e exposto o cronograma de atividades para o período da campanha.
No dia 08 de março, policiais e parceiros envolvidos na campanha promoveram uma adesivagem em veículos e distribuição das colherezinhas (símbolo da campanha), na Praça dos Garimpeiros, Centro de Barra do Garças. À tarde, as mulheres participaram de “momento de beleza” e receberam orientações e atendimento jurídico, na Base Comunitária do Bairro São José.
Na mobilização social contra a violência contra a mulher, foi realizado no dia 6 de março um passeio em Trio Elétrico, com os prêmios doados pelos parceiros da campanha, que serão entregues no dia 12 de abril de 2012, durante o encerramento da campanha, no Porto do Baé.
No dia 07 de março, a delegada Débora Cardoso de Moraes Santos e a defensora pública, Lindalva de Fátima Ramos, ministraram palestra com o tema “Violência Contra a Mulher”, na Câmara Municipal de Pontal do Araguaia, cidade vizinha de Barra do Garças. (Ascom) W.S
Comentários