Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 27 de Fevereiro de 2012 às 16:39
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


     Romoaldo Júnior, vice-presidente da Mesa Diretora, começa a se articular com alguns parlamentares entre eles José Riva (PSD) e Sérgio Ricardo (PR), para convencer o governador Silval Barbosa (PMDB) a tirar os deputados dos postos de secretários e, assim, provocar o retorno deles à Assembleia. A maior discussão é em torno da situação de Emanuel Pinheiro, que substitui João Malheiros, secretário de Cultura. O problema é que o republicano passou a contrariar o grupo que tem interesse na eleição da Mesa Diretora, marcada para julho.

    O grupo quer excluí-lo das discussões. Eles entendem que, com a volta de Malheiros, as negociações ficam facilitadas. É por isso que na semana passada Romoaldo saiu em defesa da extinção das pastas de Cultura e Esporte, conduzidas por Malheiros e Antônio Azambuja (PP). Esse assunto deve ser discutido nesta terça (28), durante reunião dos parlamentares com Silval.

    Por enquanto, as articulações em torno do comando da Mesa Diretora favorecem Sérgio. Ele tem o apoio de 18 dos 24 deputados. Apesar disso, alguns parlamentares se articulam para formar frente de oposição. Entre eles estão Guilherme Maluf (PSDB), Luciane Bezerra (PSB), Zeca Viana (PDT) e Mauro Savi.

    O bloco se anima porque o próprio Riva, na presidência pela 5 ª vez, admite que não deve fazer parte da próxima Mesa Diretora no cargo de presidente ou 1º secretário. Eles são 2 dos cargos mais importantes. Cabe ao 1º secretário, enquanto ordenador de despesas, ajudar o presidente a administrar o orçamento mensal de R$ 20 milhões.

    O governo Silval mantém no 1º escalão 3 deputados estaduais, sendo eles Malheiros, Azambuja e Teté Bezerra, que comanda a pasta do Turismo. O PMDB fez essa composição justamente para contemplar os suplentes que, agora, estão em apuros com a possibilidade de perderem a cadeira.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/58224/visualizar/