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Economia
Domingo - 26 de Fevereiro de 2012 às 17:16

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O Brasil tem mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas, que totalizam 99% dos negócios do país. A pesquisa foi feita pelo Sebrae em parceria com o Dieese, entre 2000 e 2011. 51% delas estão na região Sudeste. Quase 24% estão na região Sul e outros 15%, no Nordeste. Na região Norte, estão 3,5%, enquanto 7% estão no Centro-Oeste.

As pequenas empresas geram quase 15 milhões de empregos formais. O estudo mostra que, a cada R$ 100 em salários, R$ 40 são pagos por micro e pequenos empresários. E o mais importante: no período pesquisado, os funcionários tiveram um aumento real três vezes maior que o de trabalhadores de grandes empresas.

“Esse é um balanço muito importante, para identificar, por exemplo, como se comportaram os salários das micro e pequenas empresas, que setor emprega mais. Uma série de questões que vão significar um bom planejamento, uma boa ferramenta de trabalho para o Sebrae”, diz Luiz Barretoo, presidente da entidade.

Cavaletes
Uma fábrica em Guarulhos, na Grande São Paulo, é um exemplo do resultado da pesquisa. No local, são produzidos equipamentos para sinalização viária. A empresa fabrica quatro mil cavaletes de madeira por mês. Nenhum funcionário ganha salário mínimo - a menor remuneração é R$ 800.

Para Marcelo Nonato, dono da empresa, incentivar os funcionários dá bons resultados. “Eu acredito que a motivação seja o ponto principal para o bom desempenho da empresa, e o crescimento da empresa”, conta o empresário.

E os benefícios aumentam de acordo com o rendimento da equipe. A meta fica exposta em um quadro. E a produção de 700 cavaletes, na semana, garante um churrasco para todos.

“Em tudo que a gente precisa aqui, a gente não tem o que falar dele. Sobre serviço, em geral, tudo, a gente não precisa de nada aqui”, diz o montador Marcos José da Silva.

Os cavaletes são vendidos para 15 lojas de sete estados brasileiros. É um produto muito resistente. Os vendedores precisam de motivação extra, e a busca por clientes não para. A equipe de vendas se reúne toda semana para comemorar e para estourar balões. Dentro, está o prêmio para as metas atingidas.

O bônus começa em R$ 5 e acaba em R$ 500. Cada vendedor pode estourar um balanço.

“Excelente, é a nossa motivação, é o que dá o diferencial e dá o gosto, às vezes, de você lutar e saber que no final da semana vai ter o prêmio”, diz a vendedora Jéssica Alonso.

Molas
Em outra fábrica, em Santana do Parnaíba, interior de São Paulo, fornece molas para a indústria automobilística e o setor de eletrodomésticos. A empresa contratou seis funcionários em 2011 e, este ano, outros sete serão admitidos. E a empresário Vera Cabral está otimista: ela vai agora produzir molas para a fabricação de geladeiras e fogões.

“O governo tirou 15% do IPI na linha branca, o ano passado ele fez isso também, e refletiu num maior pedido, porque a linha branca que vai em fogões, geladeira... vendendo mais fogões, mais geladeira, a gente vende mais molas”, diz Vera.

Segundo o estudo do Sebrae, de cada dez novas vagas, sete estão em cidades do interior, como a de Vera. A fábrica de molas começou há 16 anos. Vera e o marido, José Valter Cabral, e um casal de amigos, começaram o trabalho pagando prestações de uma máquina de fazer molas.

Hoje a empresa cresce 20% ao ano. São vendidas mais de 10 milhões de peças por mês, de todos os tipos e tamanhos: molas de tração, compressão, torção e especiais. Elas são usadas em uma infinidade de produtos.

“A mola tem a função de vai e vem, e é utilizada em quase todas as coisas que você possa imaginar. Fogão, carro, luminária, motocicleta, e mais inúmeras coisas”, explica o empresário Cabral.

Para garantir qualidade, só com muito treinamento. No Sebrae, os funcionários fizeram cursos técnicos e melhoraram o desempenho. Eles ganham de R$ 900 a R$ 3 mil.

“Eu comecei com um salário baixo. E hoje eu ganho seis vezes a mais”, diz o maquinista de molas José dos Santos Faria.

Em uma década, aumentaram a formalização das empresas e a escolaridade dos trabalhadores e dos donos das microempresas. E o setor de serviços cresceu muito, com o aumento de consumo da classe C.

“Estão ampliando seus mercados, faturando mais, contratando mais, porque a economia cresceu, e também pagando mais. Isso que eu acho importante, quer dizer, é uma combinação da melhoria na qualidade do emprego na micro e pequena”, diz Barretto, do Sebrae.






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