O presidente da AL/MT, deputado José Riva, vai articular uma reunião com as autoridades dos municípios de Cuiabá e Santo Antônio de Leverger a fim de por fim ao impasse
Comitiva de Leverger pede apoio para solucionar conflito em divisa
Uma comitiva formada por lideranças do município de Santo Antônio de Leverger esteve na manhã desta quinta-feira (23.02) reunida com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), para pedir apoio do Poder Legislativo a fim de solucionar conflito sobre divisa territorial, que está sendo questionada.
Conforme o prefeito Harrison Ribeiro, o principal impasse diz respeito à região do bairro Pequizeiro. Placa à margem esquerda da Rodovia 040 sentido Santo Antônio de Leverger, denominada Palmiro Paes de Barros, chegou a ser colocada para destacar o limite territorial com Cuiabá.
“Temos uma relação como os moradores dessa região não somente cultural e de costumes. Lá, o recolhimento de impostos como ISSQN, IPTU, luz e água é para o município de Santo Antônio. Por isso, viemos pedir o apoio do deputado Riva para solucionar esse impasse”, explicou o prefeito.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Leverger, vereador Ugo Padilha, a região é muito importante para o município. “É uma situação que nos preocupa por isso procuramos a Assembleia para chegarmos a um denominador comum”. O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Meraldo Sá, também participou da audiência. “Esse é um dos papeis que a AMM vem desempenhando por todos os municípios, que é o de lutar por seus direitos. Acreditamos no bom senso de Cuiabá para atender esse clamor, que é, inclusive, uma reivindicação dos moradores da localidade”.
Na comitiva, marcou presença o presidente do PSD na cidade, Valter Sampaio, que entregou ao deputado Riva um documento explicando a situação. “Também temos outras regiões de limites com municípios que estão sendo questionadas. E se não lutarmos, daqui a pouco ficaremos apenas com o território onde está localizada a sede”, destacou.
Após ouvir as explanações, o presidente José Riva propôs uma reunião com a presença dos prefeitos de Cuiabá e Santo Antônio, deputados estaduais, representantes da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e vereadores dos dois municípios para discutir o assunto. “Vamos marcar uma agenda com o prefeito de Cuiabá Chico Galindo e demais autoridades. Há dúvidas sobre esses limites e acreditamos que, com essa reunião, haverá bom senso para conseguimos por fim a este impasse”, ponderou Riva, lembrando que situações conflitantes com relação a limites territoriais existem também em outros municípios de Mato Grosso. Participaram ainda da reunião os vereadores, Wagner Belmiro, Dito Lucas, Iracy Cruz, Luiz Dias, Edgar Neto, Isaías Júnior, Mauro Dias e demais lideranças.
Comentários