Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Fevereiro de 2012 às 21:39

    Imprimir


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), gerência de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), já aplicou mais de R$ 1 milhão em multas, durante a operação "Toruk", desencadeada desde o dia 16 de janeiro, no 32 municípios jurisdicionados, e que também acontece em nível nacional. O objetivo é o de coibir o desmatamento ilegal. O balanço parcial divulgado, nesta quinta-feira (09), pela chefia de fiscalização, aponta que dez autos de infração foram lavrados, oito caminhões e tratores apreendidos, além de 55 metros cúbicos de madeiras.

O Ibama aponta ainda que em sobrevoos e averiguações por terra, os agentes constataram áreas desmatadas (dimensão não revelada), para as quais foram solicitadas aos proprietários as autorizações para estas ações. As documentações são aguardadas e, caso não sejam apresentadas, as providências necessárias serão tomadas.

A operação marca a antecipação das ações do Ibama, este ano, considerando além do índice de desmatamento em 2011, o início das chuvas e a falta de imagens para monitoramento das coberturas de solo, segundo órgão. São sobrevoadas áreas propensas ao desmatamento, como margens de rodovias e municípios mais afetados no ano passado. Os trabalhos continuam por tempo indeterminado.

No ano passado foram embargados na jurisdição 4.428 hectares de 223 propriedades, em fiscalizações. Os números são das ações relativas ao desmatamento, exploração de produtos florestais, beneficiamento e transporte ilegais de madeiras. Mais de R$ 168,3 milhões em autuações foram aplicados.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/59845/visualizar/