Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 08 de Fevereiro de 2012 às 16:56

    Imprimir


Em vídeo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardozo comentou o processo de concessões de aeroportos no governo Dilma Rousseff e afirmou que o fato acaba com a demonização da privatização.

"A privatização não é uma questão ideológica. É uma questão que depende das circunstâncias de como você aumenta sua capacidade de gerenciar, aumenta sua oferta de serviço, melhora a eficiência e aumenta também a quantidade de recurso disponível. É uma questão de responsabilidade", disse FHC no site Observador Político.

O ex-presidente explicou ainda que a privatização vem de longa data. "As siderúrgicas começaram a ser privatizadas no governo [José] Sarney. Depois teve a Embraer e a siderúrgica nacional no governo Itamar [Franco]. No meu caso, as telefônicas e a Vale do Rio Doce. E, agora, os aeroportos. O importante é ver qual o critério, para que serve."

FHC também rebateu as críticas de que o dinheiro dos fundos de pensão são usados nas privatizações. "Os fundos de pensão são para isso, para investir, não tem nada de negativo nisso."

"O importante é ser transparente, que haja uma agência reguladora. Quando a privatização é bem feita, todos ganham, aumenta o número de empregos, o governo arrecada mais, aumenta a tecnologia, ganha o consumidor, o povo."

O tucano destacou, no entanto, que não se pode privatizar e criar um monopólio. "Tem que manter a competição, é a competição que faz o preço baixar. que beneficia o consumidor."

AÉCIO

Instado por FHC a ter uma atuação mais agressiva, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) voltou a criticar ontem o governo Dilma. Ao participar de evento no Paraná, Aécio acusou o PT de copiar as iniciativas econômicas da gestão tucana.

"Há um software pirata em execução no Brasil. Porque o original é nosso. Quem concebeu essa construção macroeconômica de câmbio flutuante, superavit primário, foi o PSDB. A Lei de Responsabilidade Fiscal, as privatizações, o Proer, que foi fundamental para a solidez do nosso sistema financeiro", afirmou Aécio, segundo nota enviada pela assessoria de imprensa do senador.

Aécio ainda considerou que houve "demora excessiva" no processo de concessões dos aerportos de Cumbica (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). O leilão para as concessões foi realizado ontem.

"Temos que esperar e até nos alegrar quando as pessoas mudam de posição", alfinetou o tucano, em referência às críticas que o PT fez às privatizações durante a gestão de FHC.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/59990/visualizar/