Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Fevereiro de 2012 às 16:32
Por: Luciana Cury e Maicon Milhen.

    Imprimir


Servidores da área técnica da Secretaria Estadual de Educação do Piauí estiveram nesta manhã de quarta-feira (08) na sede da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), conhecendo o estúdio e a metodologia do programa ‘MT Preparatório’. Informados sobre o bom resultado que a ação educacional de Mato Grosso vem alcançando nos últimos meses, os três gestores vieram conferir in loco como é o funcionamento do programa estadual que atende simultaneamente os 141 municípios mato-grossenses.


De dentro do estúdio televisivo montado na sede da Secitec, os servidores Conceição Marreiros, Lourdes Lopes e Valdir Soares assistiram à aula que o professor de geografia Maurício Siqueira ministrava aos 23 mil alunos espalhados nos 198 pontos receptores de imagens em tempo real.  “Passamos pela Bahia e pelo Amazonas onde há ações educacionais similares como o que vemos aqui em Mato Grosso, e com base nessas nossas visitas podemos dizer que a interatividade que o programa MT Preparatório dispõe é encantadora. O quadro que o educador utiliza nas aulas é de uma qualidade imensa, o que enriquece as aulas”, comenta Conceição Marreiros, se referindo ao ‘Smart Board’.  Nesse quadro interativo tecnológico o professor, através de monitor de TV de 52 polegadas, escreve notas, faz desenhos, abre fotos ou vídeos, e devido a uma série de sensores que mapeiam alterações na superfície da tela, interage com conteúdo multimídia.


            Os servidores da Secretaria Estadual de Educação do Piauí conheceram a tecnologia televisiva ‘TriCaster’, que permite a utilização do Chroma Key, onde através de um fundo verde, o educador insere imagens, vídeos, animações 2D e 3D, recursos esses que melhor contextualizam o conteúdo aos alunos.


O baixo índice de professores qualificados e o grande número de municípios distantes da capital Teresina são alguns dos motivos que levam o governo do Piauí a instalar nos próximos meses a mesma tecnologia adotada pelo Executivo de Mato Grosso. “Diferente do que ocorre aqui, onde são oferecidas aulas preparatórias para exames seletivos, nosso Estado quer utilizar a mediação tecnológica na escolarização do Ensino Médio e na educação de Jovens e Adultos, onde há sérios problemas”, comenta Lourdes Lopes. 


O Piauí tem um dos piores índices da educação básica brasileira. O Estado está entre os quatro piores colocados. A metade dos alunos chega ao 5º ano sem saber ler e escrever. “E em contrapartida temos a segunda melhor escola particular no Brasil, o vencedor de 2011 do quadro soletrando do programa Caldeirão do Hulk é do nosso Estado e na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, quatro estudantes de Cocal dos Alves conquistaram medalha de ouro. Um desempenho que superou o de 11 estados brasileiros”, explica Valdir Soares.


“Assim como a maioria do outros estados, temos bons e ruins resultados educacionais. Queremos com programas como o MT Preparatório, melhorar o ensino público do Piauí”, finaliza Conceição Marreiros.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/59994/visualizar/