Ex-presidente da Casa da Moeda foi demitido após denúncias de irregularidades
Oposição pede esclarecimentos de Mantega e Denucci ao Congresso
O PSDB entregou à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, nesta segunda-feira (7), um requerimento para que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ex-presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, compareçam ao Congresso para comentar as denúncias que levaram à queda de Denucci do cargo.
Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, Mantega havia sido informado de que o ex-presidente da Casa da Moeda teria aberto empresas em paraísos fiscais, por meio das quais teria movimentado R$ 43 milhões (US$ 25 milhões).
A suspeita é de que Denucci recebia propina de fornecedores e enviava o dinheiro para o exterior. Apesar de estar ciente das possíveis irregularidades, Mantega não afastou o presidente do cargo de imediato.
Quando Denucci foi desligado da vaga, no dia 28 de janeiro, o ministro atribui sua saída ao encerramento de sua missão no comando do órgão e às pressões políticas que vinha sofrendo por parte do PTB, responsável pela indicação de Denucci.
Na justificativa do requerimento que apresentou à comissão do Senado, o líder do PSDB na casa, Alvaro Dias, questionou a demora para o chefe da pasta tomar uma atitude: "Por que somente agora o ministério da Fazenda decidiu instaurar comissão de sindicância investigativa para apurar as denúncias? O requerimento pretende esclarecer os fatos."
O documento apresentado por Dias deve ser lido na próxima reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, na manhã desta terça-feira (7).
Comentários