Senai-MT e parceiros inauguram Centro Profissionalizante em Várzea Grande
O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (06/02), em parceria com a Fundação Weiss-Scarpa e a Obra Kolping de Mato Grosso (projeto oriundo da Alemanha), o Centro Profissionalizante de Várzea Grande. A cerimônia contou com as presenças dos dirigentes das entidades, empresários, representante da Prefeitura Municipal, parceiros e comunidade em geral.
Com a expectativa de atender mais de mil pessoas ainda em 2012, o novo Centro oferecerá cinco cursos, com carga horária média de 180 horas, para pessoas de baixa renda e que buscam uma qualificação para ingressar no mercado de trabalho. O Senai-Várzea Grande será responsável pela coordenação dos cursos e pelos professores que ministrarão as aulas. Os cursos oferecidos são: Operador de Microcomputador, Promotor de Vendas, Mecânico de Manutenção em Refrigeração e Climatização Doméstica, Mecânico de Manutenção em Motocicletas e Auxiliar Administrativo.
De acordo com o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, essa parceria representa mais uma ação de sucesso da entidade em prol da qualificação da mão-de-obra do Estado. "Mato Grosso cresce em média 10% ao ano e há muita demanda não só do setor industrial, como dos demais segmentos da economia, por profissionais qualificados. No ano passado, o Senai-MT qualificou mais de 60 mil pessoas e a meta para 2012 é atingir a marca dos 80 mil, sendo que o novo Centro também contribuirá para atingirmos esse objetivo", enfatiza.
Segundo o presidente da Fundação Weiss-Scarpa, padre Antonio Carlos Zago, sem o apoio do Senai-MT o projeto não poderia ser colocado em prática. "Há oito anos, a Fundação desenvolve trabalho semelhante em Curitiba, em parceria com o Senai-Paraná. Em Mato Grosso, o Senai foi a primeira instituição que procuramos, por ser reconhecida nacionalmente, pela seriedade e qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito da qualificação profissional", afirma.
O presidente da Obra Kolping Mato Grosso, padre Aladim Leodenis Loureiro, também foi enfático ao demonstrar satisfação com a parceria. "A religião e o trabalho são duas grandes riquezas de um povo e a inauguração do Centro Profissionalizante materializa essa união em prol do bem-estar social".
Também prestigiaram a cerimônia de inauguração o vice-presidente e o coordenador da Obra Kolping Mato Grosso, padre Mario e Antonio Francisco Sales, o representante do doador da construção do Centro, Andreas Hoefler, o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira (Comajul), Sebastião Reis Borges, os membros da Fundação Weiss-Scarpa Paraná, Felipe Arns, Leonardo Zem e Edna Zem, o presidente da Força Sindical de Mato Grosso, Manoel de Souza, e o secretário Municipal de Habitação de Várzea Grande, João Bulhões.
Comentários