DEM pede explicações a Mantega sobre escândalo na Casa da Moeda
O líder do DEM na Câmara dos Deputados, ACM Neto, apresentou na noite de quinta-feira (2) um requerimento à Mesa pedindo explicações formais do ministro Guido Mantega (Fazenda) sobre a mudança no comando da Casa da Moeda e sobre as denúncias envolvendo Luiz Felipe Denucci, que presidia a instituição e acabou demitido sábado.
O dinheiro, segundo relatório da empresa WIT, com sede em Londres, veio de comissão paga por suas fornecedoras da Casa da Moeda.
Denucci nega ter movimentado dinheiro no exterior. Antes disso, o PTB havia encaminhado em 2010 carta acusando Denucci de irregularidades, também ignorada por Mantega.
No requerimento, ACM Neto faz uma série de questionamentos ao ministro: se confirma os alertas emitidos pela Casa Civil e pelo PTB e se algum deles foi feito por escrito; por que Mantega demitiu Delucci só agora se já sabia de irregularidades; se a Fazenda averiguou as denúncias; e se julga apropriado manter no comando de uma empresa pública pessoa investigada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.
ACM Neto também solicita que Mantega disponibilize ao Congresso todos os documentos relacionados a Delucci que tratem do episódio.
O PPS prepara requerimento para convocar o ministro que se mantém em silêncio desde sábado, quando mandou um funcionário de terceiro escalão da pasta demitir Denucci.
Mantega não fala sobre o assunto mas, no fim da tarde desta quinta-feira, o Ministério da Fazenda divulgou nota instaurando uma sindicância interna para apurar o escândalo da Casa da Moeda.
Comentários