Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Fevereiro de 2012 às 09:36

    Imprimir


Há outro abismo para os mais velhos, além do descompasso com um mundo sempre sedento de juventude: os quase 20 anos entre a idade média de aposentadoria (60 anos) e a nova expectativa de vida (73 anos). E ano a ano, mais e mais pessoas têm que se ver às voltas com a equação mais vida vezes tempo livre de sobra.

De acordo com o último Censo do IBGE, de 2010, essa parcela da população, de 60 anos ou mais, estava em uma proporção de 5% em 1991 e chegou a 7,8% em 2010.

Alguns serviços – nenhum ainda disponível aqui em Mato Grosso, infelizmente –, como faculdades da terceira idade, bibliotecas, teatros, bares e restaurantes que os prioriza estão se tornando fundamentais para manter a saúde física e psicológica na 3ª idade.

Ironicamente, é em ferramentas desenvolvidas só quando a maioria deles já tinha passado dos 50 anos que muitos encontram divertimento, fazem compras e até mesmo encontram companheiros para namorar – como internet e redes sociais.

De acordo com o e-bit, principal site de e-commerce da web, o aumento de compras realizadas por pessoas com mais de 60 anos aumentou por volta dos 8,5%. E diversos psicólogos louvam, na própria web, as redes sociais como meio de ajudar os idosos a manterem a mente ativa, numa nova versão do bastante velho conselho sobre “aprender coisas novas” para exercitar o cérebro. (RR)




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/60601/visualizar/