Nildomar Freire, presidente do PT, fala durante o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Baratieri, ao seu lado, à prefeitura de Florianópolis. (Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra)
Médico e ex-vereador, Baratieri teve o apoio de mais de 200 petistas no ato de lançamento de sua pré-candidatura. Ele é apontado como integrante do "PT tradicional" e defende aliança com partidos aliados, como por exemplo o PCdoB.
O PT de Florianópolis está dividido entre os que defendem a candidatura de Baratieri - e aliança com partidos considerados de esquerda -, e os que apoiam o nome do vereador Márcio de Souza, além de uma possível coligação com o PMDB. Para grande parte da militância do partido, uma aliança com peemedebistas seria "inviável" devido, principalmente, ao atual prefeito Dário Berger.
"Sou um pré-candidato que representa de uma forma clara as idéias do PT", disse Baratieri. "Temos que defender idéias e projetos que visem a melhoria de questões essenciais de Florianópolis, como a mobilidade urbana", acrescentou.
Diante do impasse entre as duas pré-candidaturas, o PT de Florianópolis anunciou o cancelamento das prévias que definiriam o nome do candidato à sucessão. A disputa estava marcada para o próximo dia 29.
De acordo com o presidente da legenda, Nildomar Freire, a idéia é buscar um "consenso" entre os militantes. Até mesmo a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, entrou no debate para esfriar os ânimos e buscar uma solução.
Comentários