A presidente Dilma Rousseff vai participar dia 26 da sessão especial do Fórum Social Temático, em Porto Alegre, que terá como tema Diálogos entre Sociedade Civil e Governos. A presidente deve abordar questões como a crise econômica, políticas públicas de combate à pobreza e diretrizes para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para junho no Rio de Janeiro.
O encontro se insere no processo do Fórum Social Mundial (FSM), criado na capital gaúcha em 2001, para pensar "um outro mundo possível". A ida de Dilma ao megaevento em Porto Alegre será a primeira como chefe de Estado e dá continuidade ao histórico de participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente em todas as edições no Brasil e em algumas no exterior. Em 2011, Dilma foi representada pelo ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, no FSM em Dacar, no Senegal.
Dilma não irá ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, antagônico histórico do FSM. A presidenta deverá ser representada na Suíça pelos ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.
O Fórum Social Temático começa amanhã e termina dia 29. Os organizadores acreditam que 30 mil pessoas devem participar do encontro. A programação inclui mais de mil atividades em Porto Alegre e em mais três cidades da região metropolitana da capital gaúcha.
Comentários