Pronatec garante qualificação de estudantes
Mato Grosso abre 7.230 vagas para os interessados em participar dos 50 cursos oferecidos pela Formação Inicial e Continuada (FIC)do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Existem vagas para auxiliar administrativo, promotor de vendas, informática básica e auxiliar de pessoal, de crédito e cobrança, web design, entre outros. As aulas são ofertadas em 23 municípios polos do Estado que possuem unidades do Senac/Senai.
A ação, de fortalecimento da educação profissional, é uma iniciativa do governo federal em parcerias com estados, Sistema ‘S’ e Institutos Federais de Educação. “Participo das aulas no período das 13h30 às 17h30 e terminam em fevereiro. Se tiver chance quero participar de outros cursos”, diz Ramos. O estudante está matriculado na Escola Estadual Pascoal Ramos, em Cuiabá.
Para a também estudante Aline Kemila Francisco dos Santos, 17 anos, fazer um curso técnico lhe garantirá “visibilidade da área”. “Sem experiência profissional, as aulas servirão como um diferencial para o mercado de trabalho”,acredita.
Inscrições Prorrogadas
A coordenadora do Pronatec em Mato Grosso, Elissandra Vaz Curvo, cita que continuam abertas até o próximo dia 23 de janeiro as matrículas para composição de novas turmas. “Percebemos que há uma expressiva procura no interior do Estado e ampliamos o calendário”, conta. Inicialmente a previsão de encerramento de inscrições é para o dia 20 de janeiro.
“Nós temos um grande desafio que é o de fazer com que os estudantes do Ensino Médio concluam os estudos. Essa é uma das estratégias que usamos para despertar o interesse dos jovens; cursos profissionalizantes. O governo tem investido maciçamente ”, frisa a secretária-adjunta da políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Fátima Resende. (Ascom) W.S
Comentários