Ao assumir cargo no COL, Ronaldo assegurou que não iria misturar a função com o trabalho na 9ine. (Foto: Getty Images)
A empresa Marfinite Arenas pretende entrar na concorrência para ser responsável pela colocação dos assentos nos estádios da Copa do Mundo de 2014. E está em negociação com alguns deles. Até aí, tudo bem. O problema é que a companhia é cliente da 9ine, agência de marketing ligada a Ronaldo, que é um dos membros do Conselho Administrativo do Comit ê Organizador Local da Copa (COL), o que pode gerar um conflito de interesses ou tráfico de influ ência. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
À mesma publicação, tanto a Marfinite quanto a 9ine, que também intermedeia fornecimento de assentos para a Arena Corinthians, negaram que haja conflito no caso. A Marfinite informa que o contrato para participar da licitação foi assinado em setembro de 2011, três meses antes de o ex-jogador ser convidado para o cargo no COL, o que ocorreu no dia primeiro de dezembro. A assessoria da 9ine disse que não participa de concorrências, pois não tem expertise para tal e se limita a ser a agência de publicidade da Marfinite.
A assessoria também aproveitou para divulgar que Ronaldo não irá se licenciar de suas funções na agência de marketing. A Marfinite também informou que fechou o contrato com a 9ine em razão de a empresa de Ronaldo ser especializada no mercado esportivo, um setor que ela não tem muito conhecimento.
"Foi por isso que não escolhemos a África ou qualquer outra agência", disse a empresa ao jornal Folha de S. Paulo. Vale lembrar que a Marfinite Arenas trabalha há dez anos fornecendo assentos para estádios - a Vila Belmiro e o Autódromo de Interlagos são alguns dos clientes.
Patrocínios
Ronaldo é patrocinado por AmBev, Claro e Nike. As três empresas possuem concorrentes associadas à Copa do Mundo, competição da qual o ex-jogador passou a fazer parte da organização desde o dia primeiro de dezembro. Assentos na Arena.
A 9ine, empresa de Ronaldo, intermedia contratos ligados ao Mundial, como, por exemplo, o de fornecimento de assentos para a Arena Corinthians. Além disso, também negocia acordos de patrocínio.
Não se afastou
Quando foi anunciado no COL Ronaldo afirmou que não se afastaria de suas funções da 9ine enquanto atuar como conselheiro do COL. Na sua visão, não há conflito de interesses ao conciliar as duas atividades.
Cargo é sinônimo de polêmica
Ao assumir no COL, Ronaldo deixou claro: aceitava o desafio, mas não iria deixar suas funções na 9ine quaisquer que fossem as polêmicas que surgissem.
"Vou seguir a minha vida normalmente e não vejo qualquer possibilidade de conflito de interesses por estar neste cargo", disse Ronaldo, que depois concluiu. "Analisei o que eu tinha a ganhar com isso. Na verdade só tenho a perder. Pode não perder, mas estará sempre estar às voltas com polêmica".
Comentários