De Boer compara futebol holandês ao do Barcelona
Para o técnico do Ajax, Frank de Boer, rival do Palmeiras hoje, é válida a comparação entre a escola holandesa de futebol com o atual Barcelona.
"O Barcelona faz muitas das coisas que nós [holandeses] fazemos. A diferença é que eles têm os melhores. E o Messi", disse De Boer.
Jefferson Coppola - 12.jan.2012/Folhapress | ||
Frank de Boer gesticula durante treinamento do Ajax |
Para o técnico, a chave do sucesso catalão é o treino.
"Eles jogam nas categorias de base por seis, sete, oito anos, sempre no mesmo sistema. É tudo repetição. E aí eles adquirem confiança no que fazem."
O holandês enaltece o trabalho do técnico Pep Guardiola, que seria o grande responsável pela atual supremacia do Barcelona. "Ele treina o time há tanto tempo, e você vê como eles ainda têm fome de vencer."
O zagueiro belga Jan Vertonghen, no Ajax há nove anos, detalha a filosofia aplicada em seu time.
"Manter a posse de bola, pressionar o adversário, não dar chutões. Trabalhamos sempre a técnica, jogamos sempre no 4-3-3. Não temos jogadores tão fortes como os dos times ingleses, mas nosso time é muito bom", declarou o zagueiro.
Mesmo com essa estratégia, os holandeses dizem que têm o que aprender no Brasil. De Boer lamenta não ter podido passar mais tempo com o técnico palmeirense Luiz Felipe Scolari.
"Eu poderia aprender muito com a experiência dele", declarou De Boer.
"Ele treinou o Brasil e depois times ao redor do mundo, sempre com grandes resultados. Eu realmente acredito que poderia aprender se tivéssemos tempo para sentar e trocar ideias sobre futebol, mas não tivemos tempo", lamentou De Boer.
Comentários