Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Outubro de 2013 às 07:36

    Imprimir


Quer ser cientista por um dia? Vá ao estande da Embrapa e aprenda a produzir biodiesel na quinta-feira (24) durante a 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em Brasília/DF. 
 
A visita ao estande da Embrapa começa com o programa de rádio Prosinha Rural sobre a produção de biodiesel utilizando o óleo de fritura. De uma forma lúdica, um casal conversa com o filho sobre danos causados quando se joga o óleo usado no ralo da pia e também sobre as embalagens para armazenar e como entregar o óleo para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB. No DF, a Companhia tem um programa de coleta desse resíduo.  E, em parceria com a Embrapa Agroenergia tem o projeto ‘Biofrito” para transformar esse resíduo em biodiesel.

Depois desse aprendizado, há o passo a passo na produção do biocombustível. Os cientistas mostram aos visitantes, que além desse resíduo, outras matérias-primas podem ser utilizadas. Na carroceria do caminhãozinho da Embrapa estão disponíveis algumas sementes, como macaúba, dendê, algodão, soja, mamona e pinhão-manso que podem ser manuseadas pelos visitantes.

Triturando as sementes e obtendo o óleo, já se tem a base para o biodiesel. Os pesquisadores pegam o óleo e, em um processo químico, misturam-no com o etanol e com hidróxido de sódio, que é um catalisador para acelerar a reação química. Essa mistura é levada para um funil e, em alguns instantes, é observada a separação entre os produtos da reação.  Aí, é só abrir o funil para separar a glicerina e o biodiesel. Esse processo é feito de forma interativa entre os pesquisadores e os visitantes. 

Essa ação faz parte da exposição “Cientista por um dia”, também realizada na sede  Embrapa Agroenergia para estudantes de ensino fundamental e médio.  No sábado, esse passo a passo será apresentado na Mostra de Arte, Ciência e Cultura do Colégio Ciman. E, na próxima semana, de 28 a 1/11, os alunos da escola La Salle de Águas Claras serão os cientistas por um dia na Embrapa.
Semana de C&T

A Semana de C&T, coordenada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acontece de 21 a 27 de outubro em todo o Brasil. A Embrapa está participando da Semana Nacional de C&T em diversos estados, por meio dos seus Centros de Pesquisa.

Em Brasília (DF), cinco Unidades participam da Semana no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. São elas: Embrapa Agroenergia, Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças, Embrapa Informação Tecnológica e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. No estande da Empresa, os estudantes recebem informações sobre as tecnologias do biofrito, horta em pequenos espaços, aprendem um pouco mais sobre o Bioma Cerrado e conhecem a nova Arca de Noé. Além disso, o estudante também ouvirá o programa de rádio Prosinha Rural e navegará no site Contando Ciência na Web.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6205/visualizar/