Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 12 de Janeiro de 2012 às 16:33

    Imprimir


A agência Reuters informou que pelo menos 38 pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas em um ataque de um homem-bomba a um grupo de peregrinos xiitas nesta quinta-feira na cidade de Nassiriya, no sul do Iraque. Somando-se a outros quatro ataques ocorridos no país, no mínimo 67 pessoas teriam morrido hoje.

De acordo com a agência, as forças de segurança afirmam que a explosão aconteceu em uma estrada da região, que fica a 300 km de Bagdá, em frente a um posto policial. Os peregrinos seguiram para a cidade de Karbala, a poucos dias da comemoração do imã Hussein, feriado mais importante do calendário dos muçulmanos xiitas.

BAGDÁ

Outras 29 pessoas perderam a vida em atentados em diversas cidades iraquianas envolvendo xiitas. Dois explosivos instalados em uma moto mataram pelo menos 13 pessoas e feriram outras 37 em Cidade Sadr, bairro da capital iraquiana, segundo fontes policiais. Os agentes de segurança também desarmaram outras duas bombas.

Em Kadimiya, no noroeste da capital, dois carros bomba explodiram e mataram pelo menos 16 pessoas e feriram outras 32, conforme a polícia e os hospitais da região.

XIITAS

A perseguição aos xiitas durante a época do Arbain, o maior feriado religioso desse grupo islâmico, é comum no Iraque, mas aumentou depois de a Justiça emitir um mandado de prisão contra o vice-presidente sunita Tariq al Hashemi, em 19 de dezembro.

No período, o maior atentado ocorreu em 22 de dezembro, quando 69 pessoas morreram em Bagdá. Em 5 de janeiro, outras 59 perderam a vida em uma série de atentados no país.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/62069/visualizar/