Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Outubro de 2013 às 07:00

    Imprimir


Alunos e profissionais dos cursos de nutrição, ciência e tecnologia de alimentos e de agronomia participam, nesta quinta-feira (24.10), de um encontro sobre a carne suína na Universidade Federal de Mato Grosso. O evento “Carne Suína – consumindo com mais sabor e saúde” visa debater aspectos nutricionais da carne suína e seus benefícios à saúde humana, bem como cortes que podem ser retirados deste tipo de carne. São esperados cerca de 100 participantes no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFMT, a partir das 14h.

O encontro é promovido pela Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) em parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso, e faz parte das ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Carne Suína (PNDS) no Estado.
“Este evento fecha as ações da Semana Nacional da Carne Suína, que foi extremamente positiva em Mato Grosso e em todo o Brasil. Conseguimos dar mais visibilidade ao setor e aumentar o consumo da carne suína. Na maior rede varejista do país,  a do supermercado Extra, houve 69% de aumento nas vendas durante a campanha, por exemplo, o que mostra que ela foi um enorme sucesso”, disse o presidente da Acrismat, Custódio Rodrigues.

Capacitar os profissionais da cadeia da suinocultura e divulgar o consumo da carne suína são os principais objetivos do PNDS. O projeto, realizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e em Mato Grosso pela Acrismat, desenvolve ações de divulgação em locais como supermercados e universidades em busca de desmistificar a carne suína e aumentar seu consumo. Atualmente, são consumidos 15 kg de carne suína per capta ao ano no Estado, e o objetivo do projeto é que se chegue aos 18 kg até 2015.
Além disso, por meio do PNDS são aplicados cursos e treinamentos em granjas de suinocultura em busca de melhorias na produção da carne. Mato Grosso lidera em número de capacitações no país com mais de 300 profissionais treinados até o momento, e uma previsão de cerca 500 até dezembro deste ano.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6208/visualizar/