Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 11 de Janeiro de 2012 às 07:13

    Imprimir


Depois de pouco mais de uma semana de chuva intensa na Região Sudeste, o Rio de Janeiro já contabiliza pelo menos 16 mortos - 13 em Sapucaia (Centro-Sul), dois em Miguel Pereira e um em laje do Muriaé (Noroeste). São 8.981 desalojados em todo o Estado, sendo que o município que possui maior número é Cardoso Moreira, onde um dique se rompeu no início da noite do último domingo, obrigando 4.004 pessoas a deixarem suas casas.

Em segundo lugar com o maior número de desalojados - 1,6 mil - está Campos dos Goytacazes, onde deslizamentos foram registrados na semana passada com a cheia do rio Muriaé, que nasce em Minas Gerais e corta o interior do Rio. No município, uma estrada que também funcionava como dique para frear a força da água do rio Muriaé foi completamente destruída.

Em Sapucaia, o distrito de Jamapará teve inúmeros deslizamentos nas margens da BR-393. Treze corpos já foram resgatados, e outros dez continuam sendo procurados. As buscas tiveram que ser interrompidas por causa da chuva. De acordo com a Defesa Civil, manter os bombeiros trabalhando sob o temporal expunha as vidas deles a forte risco.

Pelo fato de o distrito ter se desenvolvido no morro na margem da BR-393 (antiga Rio-Bahia), todos os cerca de 5 mil habitantes estão sob risco de novos deslizamentos. "Trata-se de um distrito com 4 km de comprimento crescido num morro bastante íngreme. Todos correm risco, mas não temos como abrigar todos. Hoje são 310 desalojados, com casas interditadas pela Defesa Civil, que já estão abrigados", disse o coordenador da Defesa Civil de Sapucaia, Marco Antônio Teixeira Francisco.

Ao todo, 40 homens do Corpo de Bombeiros buscam dez desaparecidos. Outros 20 técnicos da Defesa Civil também participam das buscas e contam com duas escavadeiras, quatro retroescavadeiras, além de duas pás mecânicas. As buscas vão durar toda a madrugada, e não há mais expectativa de se encontrarem sobreviventes do deslizamento.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/62283/visualizar/