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Sexta - 06 de Janeiro de 2012 às 14:39
Por: Dominique Biancardini

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Durante o ano de 2011 foram registrados um total de 13.005 (treze mil e cinco) processos junto a Superintendência de Defesa do Consumidor do Estado de Mato Grosso PROCON/MT, do qual 1.494 tratam de serviço de energia elétrica.  Os consumidores reclamam principalmente de cobranças indevidas nas suas faturas de energia elétrica, com valores superiores a média de consumo no imóvel.

 

Em segundo lugar, as reclamações são de serviços de telefonia móvel com 1.232 reclamações, referente a cobrança de valores superiores aquelas ofertadas pelas operadoras de telefonia celular.

 

Destaca-se no ranking, na posição de terceiro lugar as reclamações envolvendo as instituições financeiro sendo banco comercial com 864 procedimentos abertos referente a tarifas e valores cobrados indevidamente, práticas e cláusulas abusivas nos serviços bancários, além dos cartões de crédito que atingiram a marca de 840 procedimentos.

 

Ainda no topo, em 5º lugar, destaca-se que dentre os produtos, os aparelhos de telefone celular foram os mais reclamados, ante os problemas apresentados dentro do prazo de garantia e não reparados pelos fornecedores somando a quantia de 791 reclamações.

 

O serviço de água e esgoto também registrou uma demanda de 622 processos, referente a cobranças indevidas por falha na prestação de serviço, dentre outros.

 

As demais demandas podem ser conferidas no quadro abaixo, no qual as reclamações foram agrupada por área e assuntos mais reclamados.

 

Na data de 15 de março, quando o PROCON fará a comemoração do Dia Mundial do Consumidor será realizado a divulgação do nome das empresas mais reclamadas do PROCON em 2011, por meio do Cadastro de Reclamações Fundamentadas.

 

Para mais informações ligue 3613-8500 ou 151, sendo que o PROCON-MT atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em sua sede Estadual (Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés), ou de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia, no posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro).

 

 

 

 

 

Área e Assuntos Reclamados

01/01/2011 a 31/12/2011

SERVIÇOS ESSENCIAIS

Serviço de telefonia celular

Energia Elétrica

Água e Esgoto

........................................3988

1232

1494

622

PRODUTOS

Aparelho Celular

Produtos de Informática

Móveis para casa

.......................................3761

791

305

237

ASSUNTOS FINANCEIROS

Cartão de crédito

Cartão de loja

Banco comercial

.......................................3165

840

419

864

SERVIÇOS PRIVADOS

Provedor de acesso a internet

TVs por Assinatura

Instituição de Ensino (escolas)

.......................................1353

352

207

121

SAÚDE

Planos de saúde regulamentados

Planos Odontológicos

Assistência Médica e Odontológica

.........................................211

72

32

27

ALIMENTOS

.........................................195

HABITAÇÃO

.........................................149

 

 

 

 






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