Energia Elétrica foi o serviço mais reclamado no Procon Estadual em 2011
Durante o ano de 2011 foram registrados um total de 13.005 (treze mil e cinco) processos junto a Superintendência de Defesa do Consumidor do Estado de Mato Grosso PROCON/MT, do qual 1.494 tratam de serviço de energia elétrica. Os consumidores reclamam principalmente de cobranças indevidas nas suas faturas de energia elétrica, com valores superiores a média de consumo no imóvel.
Em segundo lugar, as reclamações são de serviços de telefonia móvel com 1.232 reclamações, referente a cobrança de valores superiores aquelas ofertadas pelas operadoras de telefonia celular.
Destaca-se no ranking, na posição de terceiro lugar as reclamações envolvendo as instituições financeiro sendo banco comercial com 864 procedimentos abertos referente a tarifas e valores cobrados indevidamente, práticas e cláusulas abusivas nos serviços bancários, além dos cartões de crédito que atingiram a marca de 840 procedimentos.
Ainda no topo, em 5º lugar, destaca-se que dentre os produtos, os aparelhos de telefone celular foram os mais reclamados, ante os problemas apresentados dentro do prazo de garantia e não reparados pelos fornecedores somando a quantia de 791 reclamações.
O serviço de água e esgoto também registrou uma demanda de 622 processos, referente a cobranças indevidas por falha na prestação de serviço, dentre outros.
As demais demandas podem ser conferidas no quadro abaixo, no qual as reclamações foram agrupada por área e assuntos mais reclamados.
Na data de 15 de março, quando o PROCON fará a comemoração do Dia Mundial do Consumidor será realizado a divulgação do nome das empresas mais reclamadas do PROCON em 2011, por meio do Cadastro de Reclamações Fundamentadas.
Para mais informações ligue 3613-8500 ou 151, sendo que o PROCON-MT atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em sua sede Estadual (Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés), ou de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia, no posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro).
Área e Assuntos Reclamados |
01/01/2011 a 31/12/2011 |
SERVIÇOS ESSENCIAIS Serviço de telefonia celular Energia Elétrica Água e Esgoto |
........................................3988 1232 1494 622 |
PRODUTOS Aparelho Celular Produtos de Informática Móveis para casa |
.......................................3761 791 305 237 |
ASSUNTOS FINANCEIROS Cartão de crédito Cartão de loja Banco comercial |
.......................................3165 840 419 864 |
SERVIÇOS PRIVADOS Provedor de acesso a internet TVs por Assinatura Instituição de Ensino (escolas) |
.......................................1353 352 207 121 |
SAÚDE Planos de saúde regulamentados Planos Odontológicos Assistência Médica e Odontológica |
.........................................211 72 32 27 |
ALIMENTOS |
.........................................195 |
HABITAÇÃO |
.........................................149 |
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