Município isolado pelas chuvas pede ajuda ao Estado
A Defesa Civil do estado de Mato Grosso recebeu, na quinta-feira (05), Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) e Decreto de Situação de Emergência da prefeitura de Nova Nazaré (269 Km a leste de Cuiabá). Conforme informações da prefeita Railda de Fátima Alves, o município sofreu transtornos devido ao excesso de chuvas ocorrido nos últimos dias e transbordamento do rio Água Suja.
Segundo o gerente de Avaliação e Danos da Defesa Civil, Rafael Carrera, o Estado tomará todas as medidas cabíveis para auxiliar o município. “A prefeitura já está fazendo a Avaliação de Danos (Adavan), que é o estudo detalhado do que ocorreu em Nova Nazaré”, explicou Carrera.
A Defesa Civil fará todo o encaminhamento necessário para que haja a liberação de recursos para a recuperação de estradas e ponte, que é um dos maiores problemas enfrentados pelo município, conforme o superintendente da Defesa Civil do Estado, Sérgio Delamônica, referindo-se à ponte sobre o rio Água Suja, que está interrompida desde segunda-feira (02).
A ponte fica localizada na MT-326, a cerca de 30 km de Nova Nazaré, e sofreu avarias em sua cabeceira, devido às fortes chuvas que fizeram o rio transbordar. Com isso, só é possível chegar ao município através da MT 240, sentido Água Boa. A Secretária de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu/MT) já encaminhou uma equipe técnica de Pontes da secretaria a Nova Nazaré, para verificar o estrago na ponte, que é de madeira e tem 35 metros.
“A equipe saiu nesta quinta-feira pela manhã de Cuiabá”, esclareceu o secretário da Setpu, Arnaldo Alves, informando também que “a ponte será reformada o mais rápido possível, assim que o tempo permitir, para que a população não fique sem este acesso”. (Secom) W.S
Comentários