Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 02 de Janeiro de 2012 às 07:10

    Imprimir


No Verão, com o aumento da temperatura há também aumento do número de banhistas nos rios e piscinas em todo o País e em Mato Grosso não poderia ser diferente. Para que os mato-grossenses possam desfrutar da estação mais esperada do ano sem riscos é preciso tomar alguns cuidados.

Para evitar acidentes, o tenente-coronel BM João Rainho Júnior, diretor adjunto da Diretoria Operacional do Corpo de Bombeiros aconselha os banhistas a conhecerem o local antes do mergulho. “Ande cuidadosamente pela margem, tenha cuidado com pedras, troncos, galhos, anzóis, barrancos e buracos. Veja a profundidade para saber até onde pode ir e a partir de onde pode dar um mergulho”, orienta.

O tenente-coronel BM Rainho, explicou que mães e pais devem observar os filhos durante os banhos para evitar acidentes. “Os adultos devem eleger uma pessoa para ficar responsável por olhar as crianças durante os passeios em lugares com presença de piscinas, rios ou lagos”, adverte. O militar alertou ainda que os pais devem colocar a bóia de braço em crianças. “A bóia de braço é indispensável para crianças”, afirmou.

Cuidado com a alimentação e a saúde foram outros pontos destacados pelo tenente-coronel. “É importante que as pessoas não consumam bebidas alcoólicas, optem por comidas leves e de fácil digestão, usem filtro solar e procurem se hidratar”, disse.

Em caso de afogamento, o diretor pediu para que as pessoas não se arrisquem tentando salvar uma vítima. “Se não tiver treinamento específico, não se arrisque. Jogue para a vítima tampas de caixas de isopor, bolas de vôlei, futebol, de vinil, garrafas pets vazias e com tampas bem fechadas, preferencialmente, duas amarradas entre si, pelos gargalos, com um cadarço”, aconselha. “Você pode jogar também cordas, bóias com cordas, bambus para puxá-los para a margem”, completa o tenente-coronel.
Em caso de acidentes, o tenente-coronel solicita imediatamente o acionamento dos Bombeiros via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), pelo telefone 193. (Com Sesp) I.B





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/63357/visualizar/