Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Outubro de 2013 às 11:36

    Imprimir


Técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) se preparam para mais um etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, que começa no dia 1º de novembro. Nesta quarta-feira (23), os profissionais passam por uma capacitação para iniciar a vacinação assistida - com a supervisão de técnicos do Indea-MT - na região de fronteira com a Bolívia, uma faixa de 15 quilômetros no lado brasileiro.
 

"O treinamento consiste em estudar estratégias de como a ação deverá ser executada, os procedimentos, apresentação dos dados das etapas passadas e os redirecionamentos para obtermos maior sucesso nesta etapa”, explica o médico veterinário João Marcelo Brandini, da coordenação de controle das doenças animais do Indea-MT.
 

Entre o fim do treinamento e o dia 31 de outubro, as propriedades que fazem fronteira com o país vizinho serão notificadas sobre a vacinação assistida para que a ação seja agendada. Esse tipo de imunização é realizada na fronteira desde 2007. Além disso, os técnicos fazem inspeção dos animais para identificar qualquer suspeita de doenças.
 
 
 
A faixa de 15 km abrange os municípios de Cáceres, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade e uma parte de Pontes e Lacerda. Nessa área, são cerca de 800 propriedades com 500 mil bovinos. Para isso, o instituto monta 21 equipes com 43 servidores. “Isso garante ao estado de Mato Grosso mais segurança no que diz respeito à área de risco, que é a fronteira com a Bolívia”, ressalta Brandini.
 
 
 
Vacinação – A segunda etapa da imunização contra a febre aftosa acontece entre os dias 1º e 30 de novembro deste ano. Nesta fase são vacinados bovinos e bubalinos, de mamando a caducando. A expectativa é imunizar mais de 28 milhões de cabeças em aproximadamente 100 mil propriedades rurais. Quem não vacinar será multado em 2,25 Unidades de Padrão Fiscal (UPF) por cabeça, o que representa R$ 230,28.
 
 
 
A comunicação ao Indea-MT deve ser feita até o dia 10 de novembro. Quem vacinar, mas não comunicar ao instituto até o prazo estabelecido vai receber uma suspensão e ficará impedido de realizar qualquer movimentação de animais por um período de 30 dias.
 
 
 
Pelo telefone 0800-65-3015 é possível fazer denúncias de suspeitas de não vacinação ou de enfermidades que atacam a sanidade animal. Não é necessário se identificar. Além disso, o criador pode procurar os escritórios regionais para registrar a denúncia.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6371/visualizar/