Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Dezembro de 2011 às 07:45
Por: ANA ADÉLIA JÁCOMO

    Imprimir


Transporte coletivo: de posse do cartão da MTU, idosos poderão escolher os melhores lugares nos ônibus
Transporte coletivo: de posse do cartão da MTU, idosos poderão escolher os melhores lugares nos ônibus
Após muitos anos de sofrimento e constrangimento, os idosos de Cuiabá e Várzea Grande terão mais um direito assegurado: o de usar o transporte coletivo com dignidade. Ontem a Associação Matogrossense de Transportes Urbanos (MTU) lançou o Cartão da Melhor Idade, que permitirá ao usuário com 60 anos ou mais passar pelas catracas dos ônibus e escolher o melhor lugar para se sentar.

Com isso, a antiga realidade, de idosos tendo que entrar pelas portas traseiras e correndo o risco de sofrer acidentes na entrada e na saída pode ter chegado ao fim.

Na próxima semana os interessados poderão se dirigir até a SMTU, localizada na Rua Joaquim Murtinho, 775, no centro de Cuiabá, portando o RG. Os idosos poderão retirar seu cartão sem qualquer custo em no máximo uma hora de espera. Durante todo o ano serão expedidos os documentos, basta tirar uma foto e cadastrar as impressões digitais no próprio local.

O cartão não será obrigatório e sem ele em mãos o idoso também poderá entrar no ônibus com a carteira de identidade, como já fazia antes. E quem o perder poderá requerer a segunda via gratuitamente.

O diretor da MTU, Moacir Zanini, explica que vinha estudando uma maneira de melhorar o deslocamento dos usuários que estão na terceira idade e que, após perceber o constrangimento ao qual os usuários dessa faixa etária estavam expostos, decidiu criar o cartão.

Quanto aos investimentos feitos pelo órgão, o diretor preferiu não expor o montante que será aplicado para a fabricação dos cartões, mas garantiu que todo custo será por conta da MTU. “Estamos fazendo um investimento importante, sem a ajuda da prefeitura porque é uma obrigação nossa”, disse Moacir.

Uma preocupação que já vem atingindo a população é sobre o transporte de beneficiados com a gratuidade no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). De fato, o diretor não soube dizer se o VLT permitirá que os estudantes, idosos e portadores com deficiência tenham os direitos assegurados, mas acredita que deverá existir a mesma gratuidade. “Não sei como será, os empresários do setor terão que se adequar à nossa realidade”.

Moacir deixou um recado para todos os interessados em adquirir o Cartão da Melhor Idade. Ele pede que evitem ansiedade para retirar o benefício e aponta que existe o MTU Móvel, que poderá ser solicitado por grupos maiores de 60 anos que tenham dificuldades em chegar à sede. A expectativa é cadastrar aproximadamente três mil pessoas. Em 2012 haverá mais uma novidade: todas as rotas feitas pelos ônibus serão rastreadas por GPS. O objetivo é controlar os itinerários e o tempo e assegurar que os motoristas estejam parando nos pontos corretamente.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/63778/visualizar/