Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 23 de Dezembro de 2011 às 21:20

    Imprimir


O senador Pedro Taques (PDT-MT) foi escolhido como um dos melhores senadores do Brasil em estudo elaborado pela revista Veja e o Núcleo de Estudos do Congresso, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O senador de Mato Grosso aparece em quinto lugar no ranking dos melhores senadores.

A avaliação foi feita aferindo como os parlamentares se posicionaram com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação no Congresso.

A revista e a universidade selecionaram oito temas que no ano de 2011 de alguma maneira foram afetados no Congresso por projetos de leis e medidas provisórias. São eles: Carga tributária menor e sistema tributário mais simples; infraestrutura; qualidade de gestão pública; combate à corrupção; qualidade da educação; e marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes.

Os parlamentares receberam notas de acordo com o posicionamento deles em relação a 54 proposições mais relevantes, no critério da revista e do Núcleo de Estudos do Congresso da Univerdidade, entre todas as centenas de medidas provisórias, projetos de lei e propostas de emendas à Constituição que tramitaram no Congresso em 2011. Para ser considerada relevante para o estudo, a proposição precisou ter sido votada ou ter sido objeto de pedido de urgências.

O primeiro lugar no ranking ficou com senador Francisco Dorneles (PP-RJ), seguido por Ana Amélia (PP-RS), Waldemir Moka (PMDB-MS), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e então, em quinto lugar, pelo senador Pedro Taques. O senador Anibal Diniz (PT-AC) aparece empatado com o senador de Mato Grosso na quinta posição.

Segundo o Núcleo de pesquisa e a revista, a posição que um parlamentar ocupa no ranking expressa seu grau de ativismo legislativo a favor ou contra os temas centrais estabelecidos no estudo.

Reconhecimento

Este não é a primeira vez que o trabalho do senador Pedro Taques é reconhecido por órgãos de imprensa ou instituições que fazem o acompanhamento dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional. Embora novato no Senador, Taques já conseguiu se destacar por seus projetos e posicionamentos.

Ele foi indicado ao Prêmio Congresso em Foco, que todo ano escolhe os 10 senadores com melhor atuação. O pedetista também foi eleito como um dos “100 cabeças do Congresso” pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que elege todos entre os 513 deputados federais e 51 senadores os 100 parlamentares mais influentes do Congresso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/64364/visualizar/