Apreendidas 327 tartarugas na Região do Baixo Rio Branco
Operação apreende 327 quelônios (animais com casco) na região do Baixo Rio Branco. Fêmeas adultas de tartarugas-da-Amazônia formam a maior parte dos animais apreendidos. Seis homens, integrantes de uma quadrilha especializada em tráfico de animais que atuava em Caracaraí, foram detidos. É a maior apreensão de tartarugas adultas dos últimos anos na Amazônia.
A operação foi desfechada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Policia Militar. Foram lavrados 23 autos de infração.
Segundo o coordenador da operação, Azemar Marques, do Ibama, foram destruídos ao todo quatro "currais" (onde os animais são provisoriamente estocados vivos), seis acampamentos (conhecidos como "paragens") e várias embarcações utilizadas pelos "tartarugueiros" (como são chamados os traficantes) durante a fase de reprodução das tartarugas, que em Roraima começa em dezembro e se estende até fevereiro.
Comentários