PSDB quer investigação na Caixa por venda de títulos
O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), protocolou nesta terça-feira (20) representação no Ministério Público Federal pedindo a abertura de inquérito civil e penal para apuração de suposta improbidade administrativa e "provável ocorrência de crimes de peculato, estelionato e corrupção na Caixa Econômica Federal".
Conforme a Folha mostrou no último domingo, operações de compra e venda de ações pela corretora Tetto com valor além do real pode provocar prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.
Hoje, a Folha mostrou que as transações financeiras da corretora carioca realizadas ameaçam lesar também em cerca de R$ 100 milhões o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), conforme aponta o banco em ação judicial.
Para Duarte Nogueira, "a Caixa omitiu-se em seu dever de disponibilizar ao mercado todas as informações necessárias para a avaliação de títulos públicos".
"Por tratar-se a Caixa Econômica Federal de órgão público, a omissão ocorrida, seja por dolo, seja por erro grave, constitui-se de ato de improbidade administrativa, na medida em que essas ações afrontam os princípios da administração pública, notadamente o da publicidade", argumenta o líder na representação.
O tucano também promete protocolar hoje requerimento de informação ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, solicitando o detalhamento da operação de compra e venda dos títulos. Foi questionado ainda qual o impacto econômico-financeiro da operação sobre o Tesouro Nacional, a CEF e/ou outros bancos oficiais.
Comentários