Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Dezembro de 2011 às 15:47
Por: Ângela Gimenez

    Imprimir


Está em tramitação na Câmara de Sorriso a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Sorriso (LOM) que estabelece o número de 11 vereadores para a legislatura de 2013-2016.

A proposta visa adequar a LOM à Emenda Constitucional nº 58/2009 que trata do número de vereadores e do percentual do orçamento para as Câmaras Municipais.

A Emenda propõe o número mínimo de nove vereadores e, posteriormente, números diferentes conforme faixas estabelecidas pelo número de habitantes de cada município.

Na opinião dos vereadores, que há pelo menos três meses já vinham discutindo a alteração, é perfeitamente possível a Câmara de Sorriso passar de 10 para 11 vereadores. “Mesmo limitando a representação popular com um número menor de vereadores do que a lei permite, até 15, acreditamos que a população deverá ser muito criteriosa na escolha de seus representantes, selecionando os mais preparados para o exercício de mandato de vereador”, cita trecho da proposta parlamentar.

Conforme a propositura, como o município de Sorriso apresenta um crescimento populacional expressivo, é preciso que o número de representantes também se adeque às novas demandas.

Segundo a Emenda Constitucional, o número de 11 vereadores que está sendo proposto equivale ao ano de 1996, quando Sorriso tinha 26.591 habitantes. “Acreditamos que não é o número em si que vai ser fundamental no que se refere a qualidade do parlamento. Mas quanto maior o número, a representação da sociedade será maior”, justifica a matéria.

De acordo com o presidente da Casa, vereador Luis Fabio Marchioro (PDT), a proposta de mudança na LOM vai ao encontro dos interesses da população, que é contrária ao aumento de mais cinco vagas no Poder Legislativo. “Como somos representantes do povo, estamos acatando a opinião da sociedade”, finalizou.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/64923/visualizar/