A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) confirmou nesta sexta-feira (16) um caso de gripe A em Fortaleza. Além dos casos confirmados nesta semana, outros 22 haviam sido registrados no Ceará. Dos 23 casos, 18 ocorreram em Pedra Branca, onde houve surto da doença.
Para a Secretaria de Saúde, o surto de H1N1, iniciado no mês passado em Pedra Branca, está controlado. Dos 859 casos notificados, sendo 791 em Pedra Branca e o restante distribuído em 11 municípios, nenhum evoluiu para um quadro grave e nenhum paciente morreu, de acordo com a Sesa.
“Com base nesses indicadores epidemiológicos que a Sesa conclui que o surto está sob controle”, diz o boletim. A secretaria diz que vai continuar com serviço de vigilância, mas “encerra a divulgação semanal de boletins e notas técnicas sobre esse surto”.
A Secretaria de Saúde recomenda que a população fique alerta aos sinais de prevenção e que deve estar atenta aos sintomas. Lavar as mãos o maior número de vezes e evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas são as principais formas de prevenir, alerta a secretaria. Caso a pessoa sinta os sintomas como febre, tosse, coriza, falta de ar e dor no corpo, deve procurar imediatamente o posto de saúde.
Comentários