Sesi-MT leva apresentações de teatro para indústrias
Trabalhadores da indústria que nunca tiveram a oportunidade de ir ao teatro têm neste mês de dezembro a chance de entrar em contato com essa arte milenar, que encanta e ensina. O Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), promove uma série de apresentações teatrais em peças curtas, feitas especialmente para trabalhadores e que tem o objetivo de levar de forma divertida mensagens que alertem sobre os riscos do estresse.
Este projeto pioneiro, que pretende expandir o alcance em 2012, tem programado visitas a 10 indústrias de Mato Grosso e é dirigido pelo ator André D’Lucca. Três personagens se revezam na interpretação de características típicas de trabalhadores, que tem de lidar com os desafios diários do ambiente de trabalho, as necessidades da vida doméstica e o diálogo com os próprios desejos e sonhos. Ao final da apresentação, os espectadores são convidados a entender a importância de levar uma vida mais saudável, com atitudes que evitem momentos de irritação e ansiedade.
As apresentações teatrais já passaram pelas indústrias Brita Guia, Milan Móveis e Ábaco Tecnologia e tem passagem confirmada pela Eletronorte Eletrobrás, Refrigerantes Marajá, Renosa e Durli Couros. Para o mecânico de máquinas pesadas, José Rodrigues Francisco, 59 anos, receber os artistas dentro do ambiente de trabalho além de proporcionar boas risadas ensinou sobre como é importante cuidar da saúde física e mental. “Aprendi que tenho de ter uma pausa para me divertir e relaxar. Isto vai deixar minha vida mais leve e meu trabalho mais feliz”, contou Rodrigues, que participou de uma apresentação para cerca de 60 trabalhadores da Brita Guia.
A ação faz parte do projeto ‘Parada Cômica’, desenvolvido pela área de Cultura do Sesi-MT, que tem a meta de aproximar trabalhadores da indústria e dependentes de atividades artísticas, que democratizem a cultura, o acesso à informação, música e arte. Para mais dados sobre as ações realizadas em parceria com as indústrias de Mato Grosso: (65) 3611 1587 ou www.sesimt.org.br
Comentários