Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 09 de Dezembro de 2011 às 15:52
Por: Vania Costa

    Imprimir


O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), emplacou a bandeira em favor da implantação da Universidade Estadual - UNEMAT em Cuiabá. Na manhã do dia 08 de dezembro, o parlamentar fez uso da tribuna e não poupou palavras em defesa da capital mato-grossense. “É uma necessidade a implantação da Universidade Estadual aqui. Cuiabá já vem sendo penalizada há anos, precisamos reverter essa situação urgentemente. A capital é a cidade mais importante, pioneira, desbravadora, palco das decisões políticas, administrativas do Estado e berço cultural de Mato Grosso. Eu vou trabalhar para que a nossa querida capital seja contemplada já em 2012 com um campus da Unemat”, ressaltou.

O deputado republicano disse que a Baixada Cuiabana encontra-se à margem do processo de desenvolvimento econômico pelo qual passa o Estado, uma vez que é uma das regiões do Estado com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Emanuel Pinheiro avaliou que com um campus da Unemat na capital vai contribuir para o aumento do acesso do cidadão de baixa renda a uma instituição pública gratuita de qualidade, contribuindo também para aumento do índice do IDH, como também visa atender não só o cidadão de Cuiabá, mas de todos os municípios que compõem a baixada.

Pinheiro ainda ressaltou que Mato Grosso, das 23 unidades da Federação que possuem Universidade Estadual, é a única que não possui um campus na Capital.

Para Emanuel, Cuiabá é uma mãe, e precisa abrigar aqui uma Universidade que vai dar acesso aos que não tem condição de pagar uma faculdade particular e não conseguem ingressar no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso, e com a criação de um Campus da Unemat em Cuiabá, vai aumentar consideravelmente o número de vagas e consequentemente o acesso da população mais carente e sofrida à educação de qualidade e gratuita.

“Quero salientar aqui que apoio o interior do Estado, entretanto, acredito que chegou à hora de Cuiabá, por ser a cidade com maior demanda e densidade populacional, e precisa ser contemplada. A criação do campus vai beneficiar aproximadamente um milhão e meio de pessoas que residem na Baixada Cuiabana”, apontou.

O deputado Sebastião Resende (PR), disse que apóia a luta de Emanuel. “Sou a favor da Unemat em Cuiabá. Nós temos que oferecer oportunidades aos estudantes que precisam de uma vaga nas Universidades Públicas”, destacou Resende.

Também foi solidário ao republicano o presidente da Casa de Leis, deputado José Riva (PP). “Minha solidariedade é imprescindível, quero somar com o deputado Emanuel Pinheiro, pois, queremos o bem estar da capital”, frisou Riva.

O colega de partido, J Barreto, disse que a causa de Pinheiro é nobre e precisa ser tratada com urgência por todos os parlamentares.

Pinheiro falou das emendas para 2012 apresentadas por ele na Comissão de Orçamento, sendo uma emenda no valor de três milhões destinada a construção da Unemat, remanejando do valor previsto na Lei Orçamentária da Secretaria de Estado de Comunicação Social de R$ 25.400.000,00 (vinte e cinco milhões e quatrocentos mil reais) destinado a propaganda e publicidade institucional e outra emenda também de três milhões retirado da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral onde é previsto R$ 6.434.842,00 (seis milhões quatrocentos e trinta e quatro mil oitocentos e quarenta e dois reais). Emanuel ainda explica que por não constar no Projeto de Lei Orçamentária Anual/2012, um valor definido de metas e por se tratar de atividades passíveis de gestão e de racionalização, justifica-se as emendas em prol de um bem maior à população.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65989/visualizar/